domingo, 30 de setembro de 2012

Damon Albarn - Dr. Dee (2012)


Damon Albarn tem estreitas ligações com boa parte do que foi produzido de bom na ilha da bretanha nas últimas duas décadas. A lista é grande. Blur, The Good, The Bad & The Queen, Gorillaz são sucessos arrasadores nas rádios e por onde mais eles passam. Isso, claro, sem contar as participações em trabalhos de outros artistas. Ninguém passa por Albarn e fica indiferente a sua produção musical. Dr Dee é talvez o projeto mais ambicioso do londrino nos últimos anos, mais até que trilha sonora para uma ópera chinesa em 2008.

Essa criatividade inventiva tomou a forma mais recente nesta nova trilha sonora para uma ópera, desta vez inglesa. John Dee, o tal doutor, é um daqueles personagens que se não estivesse nos livros de história, poderia facilmente vir de uma tragédia de shakespeareana. Dee foi uma figura mítica e poderosa no reino da Elisabete - a que tinha culhões, não esta aí -, era matemático, filósofo, alquimista, astrônomo e uma espécie de Fausto de segunda categoria. Digo isso porque, em sua ambição por poder e conhecimento, ele fez uma espécie de pacto com as forças "herméticas" as quais pesquisava. A isso atribuem sua derrocada e esquecimento. Tanto poderia ter saído da pena de Shakespeare, que foi parar numa ópera moderna em Manchester sonorizada pelo nosso herói vocalista do Blur.

Os temas acompanham a reputação do personagem: misteriosos, obscuros, sempre deixando no ar as possibilidades. Apple Charts é a mais ligada ao que se espera de uma música de Albarn, mas o resto do disco é uma infinidade de possibilidades musicais que só um músico afiado reúne as condições para levar a cabo.

Como não poderiam faltar, os parceiros para externar o gênio musical são os velhos conhecidos, e escolhidos a dedo, Tony Allen, Paul Simon e Mike Smith. A Filarmônica da BBC unida a um coral e instrumentos como a kora formam a base melódica do álbum.

Ao que parece, neste ano não tem mais pra ninguém. (Neil Young talvez)


Faixas:
1. "The Golden Dawn"
2. "Apple Carts"
3. "O Spirit, Animate Us"
4. "The Moon Exalted"
5. "A Man of England"
6. "Saturn"
7. "Coronation"
8. "The Marvelous Dream"
9. "A Prayer"
10. "Edward Kelley"
11. "Preparation"
12. “9 Point Star"
13. "Temptation Comes in the Afternoon"
14. "Watching the Fire That Waltzed Away"
15. "Moon (Interlude)"
16. "Cathedrals"
17. "Tree of Beauty"
18. "The Dancing King"


Nenhum comentário: