segunda-feira, 9 de maio de 2011

PJ Harvey - Let England Shake (2011)


Sete álbuns, uma peel sessions, músicas que marcaram os 90's e muita história pra contar na mala. Let England Shake, o oitavo da cantora que estreou com Dry em 1992, veio para consagrar definitivamente seus 19 anos de carreira. Ela está entre as poucas cantoras que podem se gabar de trazer referências da literatura para a música. Nesse álbum, a cantora cita como influências numa entrevista para o sítio Bridport os escritores T.S. Eliot e Harold Pinter, além de bandas como The Doors, Velvet Underground e The Pogues.
A Island Records, a mesma que lançou Wake Up The Nation de Paul Weller em 2010, é a gravadora de Harvey e parece querer liderar ou participar de (mais uma) revolução na música de língua inglesa. O selo que lançou Nick Drake, King Crimson, Wailers e Traffic, só pra citar alguns poucos, na verdade vem tentando agradar o público inglês, principalmente os jovens, que está insatisfeito com os rumos da economia do país.
A maré parece estar virando a favor do lendário selo rosa. PJ Harvey atingiu a oitava posição na parada britânica, fez um das melhores apresentações do Coachella deste ano e sacudiu a Inglaterra inteira com seu disco. A banda está voando, como provam os shows da turnê. John Parish, colaborador desde 1995 em To Bring You My Love, comanda as baquetas de forma espetacular. Mick Harvey, que foi membro do Bad Seeds, participa da banda, principalmente no baixo. Vale chamar atenção também para The Colour Of The Earth, versos inspirados para uma bela canção de amizade e guerra.
Harvey talvez inaugura aqui um novo conceito de álbum: o de guerra. Alguém tão importante quanto Homero na literatura? Tomara!

SHOW COMPLETO NO COACHELLA 2011 EM VíDEOS!

Faixas:
01. Let England Shake
02. the Last Living Rose
03. The Glorious Land
04. The Words That Maketh Murder
05. All and Everyone
06. On the Battleship Hill
07. England
08. In The Dark Places
09. Bitter Branches
10. Hanging In The Wire
11. Written on the Forehead
12. Colour Of The Earth

Banda:
PJ Harvey - vocais, harpa, saxofone, guitarra, violino
John Parish - bateria e percussão
Mick Harvey - piano, baixo, órgão e guitarra
Jean-Marc Butty - vocais de apoio e bateria



Um comentário:

Alessandra disse...

off topic:juro que entrei aqui com maior medo de que tivesse um texto falando qualquer coisa boa da bunda mais mole da cidade (pra não dar moral praquela "banda"), mas... UFA!

Eu gosto de PJ Harvey e não vi o show no Coachella. Vou ver.