sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

The Specials - Specials (1979)

1979 foi um ano engraçado para a música britânica. Muita coisa estava acontecendo, explodindo. Muita gente fazendo música diferente um do outro, mesmo que tivessem o mesmo rótulo colado na testa. Enquanto os Sex Pistols já tinham chegado no seu limite o Clash lançava um dos melhores discos do rock, London Calling. Do outro lado da rua havia o mod revival acontecendo. Impulsionados pelo filme Quadrophenia e pelo The Jam, com Paul Weller a frente, os mods dos anos 70 não precisaram viajar para a Jamaica para assistir uma banda tocando ska. Os Specials estavam lá para preencher uma lacuna que o Clash também percebeu.

A primeira geração mod não teve nenhuma banda tocando Ska, apesar dos Skatalites e dos Toots and the Maytals, por exemplo, já tocarem nas rádios inglesas nos anos 60. O estilo manteve seu espaço nas rádios e com o aparecimento de uma certa banda chamada Wailers, a música jamaicana invadiu definitivamente a ilha que foi sua colônia. Os Specials apareceram para dar início ao ska feito na Inglaterra e com a "benção" dos mestres jamaicanos.

Lançado pela lendária 2 Tone records, este disco de estréia é um pingo (ou seria oceano?) de frescor na música popular britânica. Produzido por Elvis Costello, o disco reflete a revolta e a insatisfação sentida pela juventude inglesa que só iriam aumentar nos tempos de Margareth Thatcher. A guitarra, mais alta que o normal, passou ter uma relação diferente no ska. Muitos colocam isso na conta do punk, eu diria do Clash. Os instrumentos de sopro tradicionais estão todos lá e, claro, as faixas clássicas dos anos 60 diretamente da Jamaica também. "Monkey Man" do Toots & The Maytals, "Too Hot" de Prince Buster e "A Message to Rudy" da dupla Lee Perry e Dandy Livingstone, que abre o disco magistralmente, são alguns exemplos da influência direta e escancarada dos jamaicanos na banda.

"Nite Klub" é a melhor composição própria do disco e não deixa a banda atrás das versões em termos de composição. O disco ainda contou com a participação do trobonista original dos Skatalites, Rico Rodriguez, na primeira faixa. Nem precisa dizer que o disco foi sucesso de público e crítica alavancando a carreira da banda para mais seis discos de inéditas, além de turnês pela Europa.

Faixas:
  1. "A Message to You, Rudy"
  2. "Do the Dog"
  3. "It's Up to You"
  4. "Nite Klub"
  5. "Doesn't Make It Alright"
  6. "Concrete Jungle"
  7. "Too Hot"
  8. "Monkey Man"
  9. "(Dawning of A) New Era"
  10. "Blank Expression"
  11. "Stupid Marriage"
  12. "Too Much Too Young"
  13. "Little Bitch"
  14. "You're Wondering Now"

Membros:

The Specials - Specials

Nenhum comentário: