terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Brazilian Guitar Fuzz Bananas (2010)

Se não fosse essa compilação, seria muito mais difícil chegar até sons jamais imaginados por mim de serem feitos aqui no Brasil. A maioria desses artistas nunca chegaram a gravar um álbum inteiro e os que conseguiram, não mantiveram a proposta psicodélica dos compactos resgatados aqui. Aliás, cabe aqui a saudação ao idealizador deste projeto. Joel Stones é um brasileiro que chegou em Nova Iorque com uma mão na frente e outra atrás e hoje é o dono de uma das lojas de disco mais bacanas daquela cidade, a Tropicalia In Furs. Fico imaginando a quantidade absurda de compactos que ele escutou até chegar a essa compilação com 16 raridades. Tudo isso por causa de um simples pedal de guitarra que virou a cabeça de uma geração inteira.

Assim que a agulha que começa a deslizar pelos sulcos do vinil o recado começa a ser dado sem rodeios. O multiinstrumentista Celio Balona, na época (fim dos anos 60) um garoto de quase vinte anos, fez uma versão própria para o tema do seriado estadunidense Batman. No livro que acompanha o LP, Joel defende a escolha da faixa para abrir o disco dizendo que tudo que está presente nela, desde a guitarra absurdamente distorcida até as colagens de som com o barulho de carros de Fórmula 1 simulando as naves espaciais, de certa forma resume a mensagem e o sentimento que o álbum quer passar.

Loyce e os Gnomes vêm a seguir com a espetacular 'Era uma nota de 50 cruzeiros'. Aliás, eles são a única banda a aparecer duas vezes na compilação. O compacto de onde foram retiradas as músicas tem quatro faixas, o que na época já era dificil de acontecer, ainda mais para uma banda de Ribeirão Preto.

Agora, na terceira faixa, entram a dupla mais criativa de compositores do rock'n'roll. Lennon e McCartney também estão presentes no disco, assim como Jagger e Richards mais a frente. Os Youngster deitaram os cabelos numa faixa pouco conhecida que está no segundo disco da banda de Liverpool, "With The Beatles". Na releitura, a guitarra base e o baixo são mauito perecidos mas a bateria e a guitarra ligada no pedal de fuzz dão a assinatura dessa banda espetacular e o ingresso na compilação.

Serguei, folclórica lenda do rock brasileiro, aparece num dos muitos compactos que lançou durante sua carreira. No ínício do lado B está uma das atrações do álbum. Lindo Sonho Delirante é a contribuição do underground brasileiro para o rock feito em 1968. Apesar do intérprete ser paraguaio, Fábio já vivia em São Paulo há muito tempo, o sufuciente para se tornar amigo de Carlos Imperial e estabelecer essa parceria que rendou outras ótimas músicas.

Seguindo no lado B, 'O Carona' do Tony e o Som Colorido, produzido por Raul Seixas, traz um Tony pré Nesse Inverno. O 14 Bis que aparece com a potente God Save The Queen não tem nada a ver com os Sex Pistols. Os ingleses não conseguiriam, e nem queriam, um som tão swingado. No livro, Joel diz não ter conseguido a informação se essa banda é a 14-Bis formada em 79 em alguma versão anterior ou outra banda sem nenhuma relação, o que é mais provável, pois o compacto foi lançado quando O Terço, banda que gerou o 14-Bis, ainda estava em atividade.

A Banda 7 Léguas com a ótima 'Dia de Chuva' é ainda mais sombria e desconhecida, não há muito o que falar deles. Ton & Sergio, que vem a seguir, são tão obscuros quanto os anteriores. Gravaram esse compacto pela Polydor e sumiram. Os executivos da empresa provavelmente não queriam arriscar num Lp de um banda inteiramente nova que fazia críticas em letras magistralmente compostas contra o regime militar. No embalo, vem Ely, o Ely Barra da The Brazilian Bitles, em carreira solo mostrando apenas no título qual é a sensação de tocar e ouvir um guitarra num pedal fuzz. É como se uma turbina de avião estivesse ligada do seu lado.

Dos Falcões Reais, a mesma história da Banda 7 Léguas. Fizeram uma letra protestando veladamente contra a ditadura e não tiveram mais nenhum registro, dessa vez pela gravadora Copacabana. Marisa Rossi fecha o terceiro lado do álbum com seu 'Cinturão de Fogo' composto por seu então namorado Fábio em parceria com Paulo Imprial, irmão do Carlos. Logo depois a Marisa dá um pé na bunda do Fábio para casar com um ricaço e ele grava um dos seus sucessos, Stella.

Então, eis que chega a hora de uma das melhores bandas desta coleção. The Pops era uma banda contratada pela gravadora Equipe para acompanhar alguns de seus intérpretes. O estrandoso disco que eles gravaram com o sambista Oswaldo Nunes em 1969 já foi comentado aqui. Nessa faixa, eles tentam e conseguem atingir o som de Jimi Hendrix. Por pouco mais de 3 minutos isso deixa de ser imaginário.

Loyce e os Gnomes, como já foi dito, voltam a aparecer na coleção que toma rumo para o final com Piry, ex-integrante do A Barca do Sol. A letra é uma homenagem aos ex-companheiros de banda. Eles são os heróis modernos. A compilação é encerrada com a formidável versão de "The Lantern" dos Rolling Stones, que está no disco "Their Satanic Majesties Request" de 1967. A banda Mac Rybell chegou a experimentar algum sucesso e depois que encerrou suas atividades como banda, investiram numa empresa de produção.

Se você teve folego para chegar até aqui, fique sabendo que estas são apenas algumas referências que eu selecionei de algumas pesquisas e da leitura do livreto que acompanha do Lp. Essa compilação pode te levar a sons jamais imaginados, a história, em vários casos bem escondida, por trás de cada banda e cada música mostram os tímidos avanços pdo Rock feito no Brasil, que nunca foi explorado comercialmente até os anos 80. Apesar de não aparecerem aqui, por motivos óbvios, é bom dar o crédito os que conseguiram, à base de muito talento e esforço, fazer rock'n'roll neste país sem se dobrarem às exigências comerciais do mercado. Fica aos Mutantes, aos Beat Boys, Rogério Duprat e a turma da tropicália meu muito obrigado por terem feito o máximo para que esses sons tenham existido por aqui.

Faixas:
01 03:03 Celio Balona - Tema De Batman
02 03:35 Loyce E Os Gnomes - Era Uma Nota De
03 02:23 The Youngsters - I Wanna Be Your Man
04 03:14 Serguei - Ourico
05 02:26 Fabio - Lindo Sonho Delirante
06 02:26 Tony E Som Colorido - O Carona
07 03:36 14 Bis - God Save The Queen
08 02:54 Banda De 7 Leguas - Dia De Chuva
09 02:51 Ton & Sergio - Vou Sair Do Cativeiro
10 03:04 Ely - As Turbinas Estao Ligadas
11 02:58 Com Os Falcoes Reais - Ele Seculo Xx
12 02:21 Marisa Rossi - Cinturao De Fogo
13 03:27 The Pops - Som Imaginario De Jimmi Hendrix
14 02:01 Loyce E Os Gnomes - Que E Isso
15 02:09 Piry - Heroi Moderno
16 04:12 Mac Rybell - The Lantern


Brazilian Guitar Fuzz Bananas

2 comentários:

Thaís disse...

Putz, fiquei super afim de ouvir esse som, mas o arquivo foi excluído!! será que tem outro link disponível pro download???

Anônimo disse...

http://soundcloud.com/gd2/sets/brazilian-guitar-fuzz-bananas