segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Beck, Bogert & Appice - Beck, Borget & Appice (1973)

O power-trio é uma formação difícil para o blues-rock. A rapaziada realmente precisa saber fazer barulho. Tirar o máximo dos instrumentos não era problema para nenhum desses três. Vanilla Fudge e Cactus estavam no currículo da dupla baixo-bateria.Alías, uma das melhores cozinhas da história do rock'n'roll. Quanto a guitarra, Jeff Beck é mais que recomendado. As contribuições ao Yardbirds e ao Jeff Beck Group já garantiriam o nome do guitarrista no rol dos maiores de sua época.

A união entre o guitarrista e a dupla da cozinha era para ter acontecido em 1969, quando o Jeff Beck Group original se desfez. Pouco antes de anunciar a nova formação da banda, Beck sofreu um acidente de carro, o que adiou a volta do grupo. Com isso, Bogert e Appice formaram o Cactus, lançando seu primeiro álbum em 1970. Beck gravou mais dois discos com outra formação do JBG. O primeiro - terceiro contando a partir do Truth de 69 - em 1971 e o último em 1972.

Finalmente, no final de 72 eles conseguitaram se juntar para formar um trio. Excursionaram pelos Estados Unidos até que em 1973 resolveram entrar no lenndário estúdio da Chess Records em Illions. O disco, único do grupo em estúdio, foi considerado dócil pela rolling Stone. Eu nunca vi ou ouvi a banda ao vivo, mas se eles faziam um som mais pesado nos palcos pode estar ligado ao preciosismo de guitarristas como Jeff Beck com o som de seu instrumento no estúdio. Os pontos altos do álbum são "Black Cat Moan", "Lady", "Superstition" de Stevie Wonder e "I'm So Proud" de Curtis Mayfield.

A banda não durou muito. Quando já estavam gravando materia para um segundo álbum, em 1974, Beck, Bogert e Appice deixaram o rock órfão de mais uma grande banda.

Faixas:
  1. "Black Cat Moan" (Don Nix) – 3:44
  2. "Lady" (Appice, Beck, Bogert, J. Bogert, French, Duane Hitchings) –5:33
  3. "Oh to Love You" (Appice, Beck, T. Bogert, J. Bogert, French, Hitchings) – 4:04
  4. "Superstition" (Stevie Wonder) – 4:15
  5. "Sweet Sweet Surrender" (Nix) – 3:59
  6. "Why Should I Care" (R. Kennedy) – 3:31
  7. "Lose Myself with You" (Appice, Beck, T. Bogert, J. Bogert, French) – 3:16
  8. "Livin' Alone" (Appice, Beck, T. Bogert, J. Bogert) – 4:11
  9. "I'm So Proud" (Curtis Mayfield) – 4:12
Formação:

Beck, Bogert & Appice - Beck, Borget & Appice

Nenhum comentário: