segunda-feira, 30 de agosto de 2010

The Watchmen Soundtrack (2009)

Perto dos filmes postados aqui até agora, Watchmen é insignificante. Passaria totalmente desapercebido. Porém uma trilha sonora que traz Leonard Cohen, Bob Dylan, Jimi Hendrix Experience, Simon & Garfunkel e muitos outros grandes aritistas com ótimas músicas não pode ser descartada.
O disco começa com uma versão inusitada de Desolation Row pelo My Chemical Romance, banda emo que, com bastante razão, pouca gente leva a sério. Passado o susto inicial, Nat King Cole chega com sua elegância ímpar no piano com Unforgettable. Mr. Zimmerman, a dupla de poetas do Greenwich Village e a melhor cantora branca de blues em todos os tempos fazem uma sequência excepcional para uma coletânea com diversos artistas. A KC & The Sunshine Band aparece com um de seus maiores sucessos, I'm Your Boogie Man. Junto com Billie Holiday e o Philip Glass Essemble, a Sunshine prepara o terreno para o final avassalador do álbum.
A versão original da lendária Hallelujah por Leonard Cohen abre a sequência final, seguida pela principal versão (cover) da história do rock. All Along The Watchtower brilhantemente interpretada pelo Jimi Hendrix Experience. A interpretação pela Orquestra Sinfônica de Budapeste para a Cavalgada das Valquírias (Walkürenritt, no alemão original) de Richard Wagner aparece de forma realmente surpreendente. Essa passagem, na verdade o terceiro ato da ópera A Valquíria (Die Walküre) ficou consagrada na história do cinema no filme Apocalypse Now, na cena onde helicópteros bombardeiam uma vila praiana em plena guerra do Vietnã.
A última faixa traz a diva Nina Simone interpretando a versão em inglês de outra ópera alemã. Desta vez, a música é Pirate Jane (Seeräuberjenny) da ópera Die Dreigroschenoper (The threepenny opera) que é assinada pelo teatrólogo Bertolt Brecht e pelo compositor Kurt Weill. A versão em inglês interpretada por Simone tem estrofes com tradução ligeiramente modificada para que a métrica não fosse prejudicada. A faixa foi retirada do disco de 1964 Nina Simone In Concert, gravado ao vivo no Carnigie Hall, em Nova Iorque. Na época, a cantora utilizava a música em suas apresentações com o viés político da luta do negros pelos direitos civis.
No geral, a compilação e o modo como as músicas se encaixam no filme, em boa sincronia de emoções e ações, fazem o álbum uma interessante trilha sonora.
Faixas:
1. My Chemical Romance - “Desolation Row” (a Bob Dylan cover)
2. Nat King Cole - “Unforgettable”
3. Bob Dylan - “The Times They Are A-Changin’”
4. Simon & Garfunkel - “The Sound of Silence”
5. Janis Joplin - “Me & Bobby McGee”
6. KC and the Sunshine Band - “I’m Your Boogie Man”
7. Billie Holiday - “You’re My Thrill”
8. Philip Glass Ensemble - “Pruit Igoe & Prophecies”
9. Leonard Cohen - “Hallelujah”
10. The Jimi Hendrix Experience - “All Along the Watchtower”
11. Budapest Symphony Orchestra - “Ride of the Valkyries”
12. Nina Simone - “Pirate Jenny"
The Watchmen Soundtrack

Um comentário:

Juliana disse...

Nossa, nunca pensei que esse filme tivesse uma trilha tão boa...