sexta-feira, 30 de julho de 2010

Blow Up Soundtrack (1966)

Finalmente vou começar uma série de postagens que há muito tempo venho imaginando para o blogue. Duas artes que, desde que juntaram-se, nunca mais se separaram e transmitem as mais diferentes emoções, muitas vezes sem legenda ou tradução, para platéias do mundo inteiro. O cinema, quando ainda mudo, era "sonorizado" ao vivo por um piano na própria sala de projeção. Com o advento do aúdio sincronizado com o filme, músicas começaram a ser editadas ou então especialmente compostas para determinada película ou cena em especial. A reunião dessas músicas em disco, as trilhas sonoras, passaram a ser mais um produto que os estúdios cinematográficos passaram a explorar. Nesta série tentarei mostrar não apenas trilhas de filmes ou músicos consagrados mas como imagem e som encaixam-se de forma espetacular, além, é claro, de viajar pelo tempo e por diversos gêneros musicais.

Para o clássico de 1966 de Michelangelo Antonioni, que mostra o cotidiano de um fotógrafo na Londres dos anos 60 e como ele se envolve num crime cometido em um parque, Herbie Hancock volta aos EUA para recrutar o melhor do Jazz de Nova Iorque. Com Freddie Hubbard, Joe Henderson, Ron Carter e Jack DeJohnette, Hancock entrou no estúdio com a intenção de recriar o clima da Swinging London através do groove do Jazz, Funk e Blues. O trabalho do então jovem Herbie Hancock é primoroso, mas a trilha não seria completa sem uma banda inglesa. Apaixonado pela intensidade do Who, principalmente quando Pete Townshend destruia sua guitarra no palco, eles foram a primeira opção do diretor. Com a recusa, Antonioni sondou os estadunidenses do Velvet Underground, que não puderam ir pra Inglaterra, pois estavam mais duros que um côco. Então, Antonioni resolveu chamar os Yardbirds, que na ocasião contava com Jimmy Page e Jeff Beck como guitarristas, inclusive com direito a uma cena antológica dentro de um clube em plena Carnaby Street. A música executada pela banda, Stroll On, é uma versão para "Train Kept-A-Rollin' ". Gravada exclusivamente para o filme, essa versão é muito melhor que a presente no disco BBC Sessions.

Alternando temas de três ou quatro minutos com passagens curtas de menos de 2 minutos, Hancock consegue retratar toda a intensidade e suspense do filme em suas partituras. A edição em CD ainda disponibiliza duas faixas da banda Tomorrow, que não foram usadas no filme.

Faixas:
1. Main Title
2. Verushka Pt.1
3. Verushka Pt.2
4. The Naked Camera
5. Bring Down The Birds 6. Jane's Theme
7. Stroll On (The Yardbirds)
8. The Thief
9. The Kiss
10. Curiosity
11. Thomas Studies Photos
12. The Bed
13. End Title 'Blow Up'
14. Am I Glad To See You?
15. Blow Up
Formação:

Herbie Hancock: piano
Freddie Hubbard: trompete
Joe Newman: trompete
Phil Woods: Sax alto
Joe Henderson: Sax tenor
Jimmy Smith: órgão
possivelmente Paul Griffin: órgão
Jim Hall: guitarra
Ron Carter: baixo
Jack DeJohnette: bateria
The Yardbirds:

Jeff Beck: guitarra
Jimmy Page: guitarra
Keith Relf: gaita, vocais
Jim McCarty: bateria
Chris Dreja: baixo

Blow Up Soundtrack