sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oswaldo Nunes & The Pop's - Tá Tudo Aí (1969)

Homossexual, negro, sambista, malandro da Lapa e uma das figuras marcantes do lendário bloco de carnaval Bafo da Onça. Oswaldo Nunes é uma das figuras mais marcantes que já passaram pelo boêmio e, à sua época, perigoso bairro carioca. Morador do bairro, enquanto passava de emprengo a emprego, conheceu figuras como Madame Satã e vários sambistas que o levavam aos barracões das escolas de samba, onde Oswaldo começou a enveredar sua vida para o gênero musical.
Nesse LP, primeiro de sua carreira, Oswaldo traz toda sua influência do samba e junto com o The Pop's entra na alçada do rock. Vindos do bairro do Jacaré, Zona Norte do Rio de Janeiro, e hoje em dia um dos lugares mais perigosos da cidade, esse grupo instrumental acompanhou várias estrelas da Jovem-Guarda, como Erasmo Carlos e Wanderléia em apresentações ao vivo. Porém, é com Oswaldo Nunes que o grupo atinge o máximo da experimentação em sua carreira, e também, é o único artista que eles acompanharam em estúdio.
Já com dois membros originais fora da banda; J. Cesar, guitarrista, e Parada, baterista, sairam da banda em 67 e 68, respectivamente. O The Pop's gravou um disco revolucionário para o samba. Antes de Jorge Ben chegar com seu aclamadíssimo África Brasil (1976), Oswaldo Nunes colocou o samba de pernas pro ar.
Entre a imitação do som de um berimbau pelo guitarrista da banda, não sei exatamente a formação utilizada pelo The Pop's nas gravações, que abre o disco em "Tá tudo aí!" até a clássica "Canto da Sereia", o disco é recheado de ritmos como forró, baião, samba e rock'n'roll.
Mesmo na contra-capa do LP não existem informações precisas das gravações ou da formação do The Pop's. Para minha sorte, consegui garantir minha cópia desse disco revolucionário da música brasileira.

Faixas:
Lado A
01 - Tá Tudo Aí (Oswaldo Nunes)
02 - Cateretê (Arnoldo Silva / Odair José de Araújo)
03 - Outro Amor de Carnaval (Raul Borges / Oswaldo Nunes / Humberto de Carvalho)
04 - Você Deixa (Oswaldo Nunes)
05 - Guerra Santa (Ciro de Souza / Mário Rossi)
06 - Tamanqueiro (Oswaldo Nunes)
Lado B
07 - Dendeca (Oswaldo Nunes)
08 - Doce Canção (Oswaldo Nunes)
09 - Cascata (Oswaldo Nunes / A. Marcilac)
10 - Mulher de Malandro (Celso Castro / Oswaldo Nunes)
11 - Chorei Chorei (Oswaldo Nunes)
12 - Canto da Sereia (Oswaldo Nunes)
Oswaldo Nunes & The Pop's - Tá Tudo Aí


Nenhum comentário: