quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cidadão Instigado - Uhuuu! (2009)

Um dos últimos programas roNca-roNca, para ser mais preciso o do dia vinte e sete de abril, trouxe o Cidadão Instigado mostrando algumas faixas de seu último disco ao vivo. É impressionante a capacidade do MV, de proporcionar momentos inesquecíveis semana após semana. Além de extremamente competentes em estúdio, como é fácil de se notar em Uhuuu!, a banda experimenta seu auge também nas apresentações. Quando estreiaram o álbum com uma apresentação no Circo Voador, o Cidadão deixou bem claro que veio para ficar como uma das mais inovadoras e inventivas bandas de sua época.
Segundo Fernando Catatau, o som que a banda mostra nas novas faixas é mais próximo ao que é apresentado durante as apresentações. A sonoridade da banda é um capítulo à parte, juntando influências como Queen, Pink Floyd, Queens of the Stone Age com o "Brega" dos anos 70, eles definem tanto a sonoridade do álbum quanto o estilo de composição. A alquimia é complicada mas o resultado é o som maduro de uma banda extremamente experiente, que sabe até onde podem ir, e podem muito.
Os temas abordados pelas letras são psicodéicas, intrigantes, assustadoras e até engraçadas. "Homem velho" traz referência à Neil Young, em alguma festa com alguma nativa, em alguma canoa. Há sempre algo oculto, difícil de perceber nas letras do Cidadão. A subjetividade já aparece na primeira faixa. Os ladrões, que Catatau quer que deixemos entrar em nossas casas e levar tudo o que puderem, nos deixam à vontade para identificá-los como o Presidente do Senado ou o policial corrupto, ou então o trocador de ônibus que rouba dez centavos do teu troco.
Apesar de não ter saído em vinil, Uhuuu! é um disco, que mesmo em CD, tem que estar na prateleira. A capa e os encartes, além da música e de toda sua qualidade, fazem do disco um item necessário fisicamente. Ainda não achei o meu, se alguém souber onde tem, diga aí nos comentários. Tudo isso pra dizer o quanto é difícil achar as pepitas dos principais nomes da nova safra de artistas da música brasileira. As lojas de disco precisam, assim como as gravadoras e a grande mídia, reservarem o espaço para a turma que está começando a escrever mais um capítulo da MPB.

Faixas:
01. O Nada
02. Contando Estrelas
03. Doido
04. Dói
05. Escolher Pra Quê
06. Como as Luzes
07. Ovelhinhas
08. A radiação na Terra
09. Deus é uma Viagem
10. Homem Velho
11. Cabeção
Banda:
Fernando Catatau (voz, guitarra e teclados)
Regis Damasceno (guitarra e violão)
Rian Batista (baixo)
Clayton Martin (bateria)

Cidadão Instigado - Uhuuu!

Nenhum comentário: