sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eric Clapton - Eric Clapton (1970)

O primeiro álbum solo do guitarrista aclamado como Deus na Inglaterra, passou, e ainda passa, desapercebido dentro de sua discografia. Lançado entre o disco do Blind Faith e o aclamadíssimo Layla and Other Assorted Love Songs do Derek & The Dominos, dá pra entender o porque esse álbum não foi tão notado quanto deveria. Alguns declaram, porém, que o disco é recheado de R&B, Gospel e country, mas na minha opinião, é aí que está o diferencial do disco. Era um momento em que Clapton estava tentando se afastar do blues e do rock'n'roll.
Depois das gravações e apresentações com o Blind Faith, Eric embarcou em turnê com o casal Bramlett, Delaney e Bonnie. A banda tinha como baterista Jim Gordon e como baixista Carl Radle, e de quebra, George Harrison, um admirador de longa data da música folk e country estadunidenses, também participou de alguns shows. Com a excessão de Harrison, esses músicos também tocam na estréia solo de Clapton. Logo, nada mais lógico que as sessões do estúdio sejam algo como o que foi aquela experiência anterior.
"Slunky" é a faixa de abertura, instrumental, começa o disco sem rodeios, vai direto ao ponto. Escancarando as intenções do guitarrista, "Bad Boy" reforça essa impressão. A releitura de "After Midnight" é a primeira vez que o blues entra com força numa das faixas, apesar de que é uma faixa com a levada de baixo e bateria bem aceleradas, características do Rythym&Blues. "Blues Power" apesar do nome, não vai na fonte que Clapton bebeu durante a maior parte dos anos 60. "Let It Rain", música de título perigoso para o Rio de Janeiro nesse abril/10, é a faixa que mais carrega a sonoridade do Cream ou do Blind Faith, na guitarra.
Esse álbum representa um último suspiro de Eric Clapton fora das influências que pautaram sua carreira até então, para, dali em diante, mergulhar novamente no blues nas gravações com o Derek & The Dominos. Depois, o blues foi tomando outra proporção, menor, na carreira brilhante do guitarrista.

Banda:

Eric Clapton – guitar, lead vocals
Delaney Bramlett – rhythm guitar, vocals
Leon Russell – piano
Bobby Whitlock – organ, vocals
John Simon – piano
Carl Radle – bass
Jim Gordon – drums
Jim Price – trumpet
Bobby Keys – saxophone
Tex Johnson – percussion
Bonnie Bramlett – vocals
Rita Coolidge – vocals
Sonny Curtis – vocals
Jerry Allison – vocals
Stephen Stills – vocals
Faixas:
"Slunky"
"Bad Boy"
"Lonesome and a Long Way from Home" (Delaney Bramlett, Bonnie Bramlett, Leon Russell)
"After Midnight" (J. J. Cale)
"Easy Now" (Clapton)
"Blues Power" (Clapton, Russell)

"Bottle of Red Wine"
"Lovin' You Lovin' Me"
"Told You For the Last Time" (Delaney Bramlett, Bonnie Bramlett, Steve Cropper)
"Don't Know Why"
"Let It Rain"



Nenhum comentário: