sexta-feira, 12 de março de 2010

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow (1967)

O Jefferson Airplane é produto direto da onda de ácido que varreu São Francisco apartir de 1964. Logo, este álbum, Surrealistic Pillow, o principal na discografia da banda, não é diferente. Sem ele o "Verão do Amor" não seria o mesmo, duas de suas faixas são hinos daquela lisérgica geração. "Somebody To Love" e "White Habit" são canções atemporais, que guiaram a viagem de muitos jovens daquela época através dos incertos caminhos do LSD.
Logo após o lançamento do primeiro álbum da banda, em 1966, o baterista Alexander Skip Spence saiu da banda para se juntar ao Moby Grape; e em 1969, lançar o brilhante Oar, disco solo. As mudanças continuaram na formação do grupo. Ainda saiu a vocalista Signe Toly Anderson para a entrada marcante de Grace Slick. Spencer Dryden substituiu Skip Spence na bateria.
Essas mudanças tiveram grande influência no som que a banda mostraria dali pra frente. A fusão entre o folk, de melodias suaves e letras politizadas, com a desbunde, guitarras cheias de efeitos novos e o vocal estridente do rock psicodélico chegou na hora certa. A banda foi uma das pioneiras nessa fusão e passou para um seleto grupo de bandas e artistas de sua época, justamente pela revolução sonora da qual ajudou a criar.
"My Best Friend" é a única composição de Skip Spence no álbum, gravada e inserida no disco como uma homenagem. "Today" e "How do You Fell?" são outras faixas de destaque num álbum que é fácil determinar os pontos altos mas é difícil saber o quão perto outras canções estão dele.
Dizem que 1967 é o ano da psicodelia, um ano de ouro no rock, e Surrealistic Pillow é uma das pérolas dessa coroa.
Faixas:
1.She Has Funny Cars - 3:13
2.Somebody to Love - 3:01
3.My Best Friend - 3:04
4.Today - 3:02
5.Comin' Back to Me - 5:24
6.3/5 of a Mile in 10 Seconds - 3:45
7.D.C.B.A. -25 - 2:39
8.How Do You Feel - 3:34
9.Embryonic Journey - 1:55
10.White Rabbit - 2:33
11.Plastic Fantastic Lover - 2:40
Formação:
Marty Balinvocals, guitar
Grace Slick – vocals, piano, organ, recorder
Paul Kantnerrhythm guitar, vocals
Jorma Kaukonenlead guitar, rhythm guitar, vocals
Jack Casadybass, fuzz bass, rhythm guitar
Spencer Drydendrums, percussion

Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow




Nenhum comentário: