terça-feira, 26 de janeiro de 2010

The Who - A Quick One (1966)

O segundo disco do Who é tão importante quanto o primeiro, My Generation (1965), mas por motivos diferentes. Neste acetato, a banda começa a se libertar do R&B, que caracteriza o primeiro disco, e também começa a demonstrar que há vida fora do movimento Mod, no qual o Who consolidou-se, que já estava caminhando para o fim.
Numa ação de marketing, cada membro da banda teria que compor 2 músicas. Keith Moon fez "I Need You", na qual além da bateria, ele também faz a voz principal. A segunda composição de Moon é a instrumenal, praticamente um solo de bateria, "Cobwebs and Strange". John Entwistle contribuiu com a clássica "Boris, the Spider" e "Whiskey Man". Enquanto Daltrey só compôs "See My Way", Townshend fez outras 4 canções, dominando as composições do disco, elas são "Run, run, run", que abre o disco, "Don't Look Way", a inspirada e linda canção "So sad About Us" e a faixa-título "A Quick One, While He's Away". O disco fecha em 10 faixas com a versão de "Heat Wave", música composta pelo trio HDH.
Na faixa-título está a principal razão para este disco ser tão importante, a primeira tentativa de compor e gravar uma ópera-rock. O sucesso da música, que conta a história de um triângulo amoroso, levou a banda a tentar voos ainda maiores e consagrou-os quando em 1969, gravaram Tommy e em 1973, o épico Quadrophenia. A Quick One é um disco seminal na carreira do who e na história do rock, e mais de 40 anos após seu lançamento continua subestimado.


Banda:
Keith Moon
Roger Daltrey
John Entwistle
Pete Townshend

Faixas:
Run Run Run
Boris The Spider
I Need You
Whiskey Man
(Love Is Like A) Heat Wave
Cobwebs And Strange
Don't Look Away
See My Way
So Sad About Us
Quick One, While He's Away


The Who - A Quick One