segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

The Who - Quadrophenia Soundtrack (1979)

A adaptação da lendária ópera-rock e maior disco do quarteto inglês à telona também virou disco. Quadrophenia é o auge do intelecto de Pete Townshend, já deve ter escrito a seguinte frase algumas três vezes pelo blog, mas nunca é ruim repetir: Pete Townshend é um gênio!
O disco original é de 1973, baseado no movimento Mod de 1964, o filme é de 1979, mas Quadrophenia eterno. Até hoje, é cultuado na Inglaterra pelas novas gerações, adaptações para o teatro acontecem rotineiramente desde que o filme foi lançado. O lançamento do filme alavancou ainda uma nova onda do movimento Mod, sem tanta força mas características parecidas e à reboque estouraram bandas como The Jam, Police, Secret Scene entre outras.
O filme é retrata a Londres de 1964 do ponto de vista do jovem Mod Jimmy Cooper, vivendo toda a intensidade da que a juventude da época dispunha. O grande mérito do filme é fazer a ficção parecer uma espécie de documentário, contando a vida do garoto da classe trabalhadora através de sua relação com as amigos, com o chefe, com a música, com os pais e com todo o ambiente que o cerca. Cenas como a batalha dos Mods contra os Rockers na cidade de Brighton reforçam essa sensação de documentário.
Porém, a essência do filme não é nossa preocupação aqui, e sim a trilha sonora. As músicas do álbum original que também aparecem na trilha sonora foram regravadas com Kenny Jones na bateria, substituindo o insubstituível Keith Moon. O interessante é reparar nas mudanças, as novas linhas de baixo e os metais, compostos e arranjados por John Entwhistle. Além das músicas do Who, a banda ainda traz 3 faixas que ficaram de fora da versão final do álbum original: "Joker James", "Get Out Stay Out" e "Four Faces".
A parte mais interessante do disco começa quando começam a aparecer as músicas que marcaram o movimento Mod. Vindo do soul e R&B estadunidenses, com James Brown, Booker T. And The MG's e The Crystals, até os representantes ingleses desses ritmos e também do rock como The High Numbers e Cross Section. O disco também traz e conta um pouco do espírito e do movimento Mod em sua essência mais profundo, a música.

Faixas:
Lado 1
"I Am the Sea" – 2:03
"The Real Me" – 3:28
"I'm One" – 2:40
"5:15" – 4:50
"Love Reign O'er Me" – 5:11
Lado 2
"Bell Boy" – 4:55
"I've Had Enough" – 6:11
"Helpless Dancer" – 0:22
"Doctor Jimmy" – 7:31
Lado 3
"Zoot Suit" (The High Numbers) – 2:00
"Hi-Heel Sneakers" (Cross Section) – 2:46
"Get Out and Stay Out" – 2:26
"Four Faces" – 3:20
"Joker James" – 3:13
"The Punk and the Godfather" – 5:21
Lado 4
The Who - Quadrophenia Soundtrack



Nenhum comentário: