domingo, 1 de novembro de 2009

Small Faces - Small Faces (1966)

Disco de estréia de uma das melhores bandas britânicas dos anos 60, esse Lp lançado pela Decca levou o Small Faces, do genial Ronnie Lane, a figurar com destaque nas paradas da época.
Formado em 64, a banda logo conseguiu evidência na cena Mod, movimento de contra-cultura que estava no auge na Inglaterra, com 'hits' como "Whatcha Gonna Do About It" e versões de clássicos do R&B americano que faziam muito sucesso entre os mods. Outro atrativo da banda era o próprio nome, "Face" era uma gíria usada para descrever um mod estiloso e respeitado. O nome surgiu por acaso numa conversa com uma amiga da banda, quando ela disse que eles eram todos "small faces".
Além de Lane, que tocava baixo e fazia a segunda voz, a banda contava com Steve Marriot, guitarrista e vocalista, que depois de sua saída da banda, formou o Humble Pie. Para a bateria o escolhido foi Kenny Jones, que anos mais tarde substituiria o insubstituível Keith Moon, no Who, outra banda que teve forte ligação com o movimento Mod. O primeiro tecladista da banda foi Jimmy Wiston, filho do dono da loja de instrumentos onde os membros da banda se conheceram, pouco tempo depois Jimmy foi substituido por Ian McLagan, quem gravou a maioria das faixas e aparece na capa desde álbum.
Esse disco é o primeiro e único lançado pela Decca Records, além do primeiro 'hit' da banda ("Whatcha Gonna Do About It") também traz "Shake" um versão da música de Sam Cooke. "Sha-la-la-la-lee", outro single anterior de muito sucesso, é a faixa que encerra o disco com chave de ouro. Apesar disso, o grande destaque do disco é "You Need Loving", inspirada na música de Willie Dixon, gravada em 1962 por Muddy Waters como "You Need Love". A gravação do Small Faces, serviu de base para "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin em seu segundo disco.
Um álbum de estréia à altura para uma banda que tornou-se influência para várias outras grandes bandas posteriores.

Faixas:
"Shake" (Sam Cooke) 2:55
"Come on Children" (Jones/Lane/Marriott/Winston) 4:20
"You'd Better Believe It" (Lynch/Ragovoy) 2:19
"It's Too Late" (Jones/Lane/Marriott/Winston) 2:37
"One Night Stand" (Lane/Marriott) 1:50
"Whatcha Gonna Do About It" (Potter/Samwell) 1:59
"Sorry She's Mine" (Lynch) 2:48
"Own Up Time" (Jones/Lane/Marriott/McLagan) 1:47
"You Need Loving" (Lane/Marriott) 3:59
"Don't Stop What You're Doing" (Jones/Lane/Marriott/McLagan) 1:55
"E Too D" (Lane/Marriott) 3:02
"Sha-La-La-La-Lee" (Lynch/Shuman) 2:56
Formação:
Steve Marriott - vocals, guitar
Ronnie Lane - backing vocals, bass guitar
Kenney Jones - drums
Ian McLagan - keyboards
Jimmy Winston - vocals, keyboards


Small Faces - Small Faces

Nenhum comentário: