sexta-feira, 20 de novembro de 2009

The Doors - The Doors (1967)

Seguindo na minha teoria de que na música tudo foi inventado nos anos 60, The Doors são os pais do rock progressivo. Gênero difundido e explorado à exaustão por bandas como Yes, Pink Floyd e King Crimson, por exemplo, teve no Doors sua pedra fundamental. O fato da banda não ter baixo em várias faixas dá aos teclados a base da melodia, o que é uma característica clara das bandas progressivas.
O Doors foi uma banda que já estreiou no auge de sua sonoridade. A banda já tocava regularmente em pequenas casas de shows em Los Angeles, o mais famoso deles é o Wiskey A Go Go, o que deixou o som da banda ainda mais afiado. Com todas as composições já prontas, era só entrar no estúdio e gravar o que certamente tornaria-se um grande sucesso. E realmente foi assim, o disco atingiu o segundo lugar nas paradas estadunidenses e o single "Light My Fire" figurou no topo da lista das mais ouvidas nas principais rádios dos EUA.
Poucas bandas lançaram um disco de estréia tão extraordinário, o Doors é uma banda que já começou no auge. Depois lançou vários discos tão bons quanto ou inferiores a este. Com a presença impactante de Jim Morrison a frente do grupo, um dos melhores vocalistas do Rock'N'Roll, a banda atingiu logo grande popularidade nos EUA e foi convidado para apresentar-se no programa de TV Ed Sullivan Show, uma das maiores audências da TV estadunidense na época. Quando, no camarim, pediram para mudar a palavra "higher", que significa "mais chapado", em "Light My Fire" a banda concordou, mas no ato Jim Morrison encheu a boca e desferiu o petardo. Era a primeira grande confusão que a banda aprontava das muitas que estavam por vir.
O disco que abriu o caminho do Doors à uma das carreiras mais bem sucedidas do Rock!

Faixas:
Lado 1
"Break On Through (To the Other Side)" – 2:29
"Soul Kitchen" – 3:35
"The Crystal Ship" – 2:34
"Twentieth Century Fox" – 2:33
"Alabama Song (Whisky Bar)" (Bertolt Brecht, Kurt Weill) – 3:20
"Light My Fire" – 7:06
Lado 2
"Back Door Man" (Willie Dixon) – 3:34
"I Looked at You" – 2:22
"End of the Night" – 2:52
"Take It as It Comes" – 2:17
"The End" – 11:41
Banda:
Robby Kriegerguitar, backing vocals
Jim Morrisonvocals
Ray Manzarekorgan, piano, keyboards, keyboard bass ("Break On Through", "The Crystal Ship", "Twentieth Century Fox", "Alabama Song (Whisky Bar)", "Light My Fire", "End of the Night", "The End"), backing vocals
John Densmoredrums
Larry Knechtel (Uncredited) – bass ("Soul Kitchen", "Twentieth Century Fox", "Back Door Man", "I Looked At You", "Take It As It Comes")


The Doors - The Doors


Nenhum comentário: