sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Moreira, Bezerra e Dicró - Os 3 Malandros In Concert (1995)

Os três maiores representantes da malandragem carioca juntos no mesmo disco!! O álbum é um retrato da carreira de cada um, desde a capa e do título as brincadeiras, sátiras e gozações já surgem. A referência clara e genial aos Três Tenores serve de pano de fundo como se o trio malandro estivesse num "Recital" em pleno Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que é outra grande gozação do disco. Um trio de sambistas e malandros da baixada fluminense dificilmente teria uma noite na programação elitizada do teatro.
Uma característica genial dos três é a capacidade de transformar situações corriqueiras, sem muita importância ou praticamente irrelevantes, em rimas, estrofes, poemas, letras fantásticas. Aliás, essa é uma característica que acompanha os principais sambistas de diferentes gerações ou classe social, cada um ao seu modo. Enquanto Vinícius de Moraes e Tom Jobim escreviam sobre a Garota de Ipanema indo para a praia, Dicró escreve sobre as "nêgas" da baixada, dos políticos pilantras e situações pitorescas em botecos.
Como informações sobre os músicos que tocam no disco são impossíveis de ter sem o encarte do disco, se bobiar nem ali encontra-se, não tenho certeza de quem toca, nem se é a mesma banda em todas as faixas. Apesar disso os disco traz o samba de raiz, sem muitas experimentações ou variações rítmicas, seu grande destaque são as letras e as interpretações dos três astros da malandragem carioca.

Faixas:
1- O RECITAL
2- OS TRÊS PAGODEIROS DO RIO
3- ÓPERA DO MORRO
4- MALANDROS IN CONCERT
5- RESSUSCITA ELE
6- CHAVE DE CADEIA
7- MALANDRO NÃO VACILA
8- O POLÍTICO
9- NA SUBIDA DO MORRO
10- DAVA DOIS
11- LUGAR MACABRO
12- JOGANDO COM O CAPETA
13- RUA DA AMARGURA


Moreira, Bezerra e Dicró - Os 3 Malandros In Concert


Nenhum comentário: