sábado, 21 de novembro de 2009

Arctic Monkeys - Humbug (2009)

O terceiro disco do Arctic Monkeys provocou reações tão intensas quanto as mudanças que a banda promoveu em sua sonoridade. Junto com o produtor Josh Homme, que teve uma grande influência no som da banda, os macaquinhos do ártico levam a empreitada para o lado da experimentação, com melodias e arranjos mais sofiticados, solos de guitarra e a já conhecida qualidade nas letras. Por mais que eu evite dar a opinião direta, essas foram as características que me levaram a gostar do disco.
Gravando grande parte das faixas no famoso estúdio Rancho la Luna, num deserto na Califórnia, a banda aproveitou bastante a experiência do produtor, tanto na mixagem quanto na gravação, pricipalmente das guitarras. "Crying Lightning" e "Dangerous Animals", com destaque para a primeira, são as faixas do álbum que melhor mostram todas as mudanças do som da banda.
"My Propeller", música que abre o álbum, é o recado direto do que a banda quer ser e do que ela já é, o impacto dela para quem ouve o disco desavisado e recordando-se dos anteriores é enorme.
"Cornerstone" é a música que mais lembra os primeiros disco, gravada após as sessões do deserto, foi gravada e produzida em Nova Iorque, nos Electric Lady Studios, o estúdio de Jimi Hendrix. Além de "Cornerstone", "My Propeller" e "Secret Door" também foram gravadas lá.
Individualmente, cada um se esforça ao máximo para levar as novidades do estúdio para o palco, com destaque para o baterista Matt Helders, que faz um excelente papel no álbum inteiro, principalmente em "Pretty Visitors" e "Dance Little Liar".
A crítica especializada reagiu bem ao disco, a Uncut, uma das principais revista de música do planeta, deu 4 estrelas num máximo de 5, e o disco faz valer essa "nota". A grande divisão de opiniões foi dentre os fãs mas não impediu o álbum de atingir o topo da parada inglesa.

Faixas:
01 My Propeller
02 Crying Lightning
03 Dangerous Animals
04 Secret Door
05 Potion Approaching
06 Fire And The Thud
07 Cornerstone
08 Dance Little Liar
09 Pretty Visitors
10 The Jeweller's Hands
Banda:

Alex Turner - vocals, guitar, keyboard on "Pretty Visitors"
Jamie Cook - guitar
Nick O'Malley - bass, vocals
Matt Helders - drums, vocals
Josh Homme - vocals on "Dangerous Animals", "Potion Approaching" and "I Haven't Got My Strange", glockenspiel on "The Jeweller's Hands"
John Ashton - keyboards, vocals
Alison Mosshart - guest vocals on "Fire and the Thud"
All tracks produced by Josh Homme, except tracks 1, 4 and 7, produced by James Ford. All lyrics by Alex Turner.



Nenhum comentário: