terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mulatu Astatke & The Heliocentrics - Inspiration Information (2009)

O volume 3 da série da série de discos Inspiration Information, realizado pela Strut Records foi o pretexto para a reunião entre o mestre etíope Mulatu Astatke com a banda inglesa The Heliocentrics. Os ingleses lançaram seu álbum de estréia em 2007, o "Out There", trazendo a fusão entre psicodelia, sons africanos e outras influências. Já Astatke vem de um longo hiato de gravações em estúdio.
A parceria ocorreu em decorrência da ida de Astatke a Londres, em abril de 2008, depois de 15 anos sem apresentações ao vivo na Inglaterra. Os Heliocentrics eram os que melhor se encaixavam para atender a sonoridade pretendida pelo maestro. Assim que começaram os ensaios, ficou claro que a banda era a ideal para trazer de volta as principais composições do etíope aos palcos ingleses.
O álbum foi todo composto e gravado em apenas uma frenética semana entre 8 e 14 de setembro do ano passado num estúdio em Londres. Além de Astatke e da rapaziada do Heliocentrics vários músicos etíopes moradores de Londres como: Dawit Gebreab, Yezina Nagash, Mesafnit Nagash and Temesgen Taraken aparecerem em participações em várias faixas.
Segundo os Heliocentrics, a banda nõa tentou recriar o Ethio-jazz mas trazer arranjos próprios, deixando uma marca particular nas sessões e na música de um ícone da música planetária.

Faixas:
01- Masengo
02- Cha Cha
03- Addis Black Widow
04- Mulatu
05- Blue Nile
06- Esketa Dance
07- Chik Chikka
08- Live From Tigre Lounge
09- Chinese New Year
10- Phantom Of The Panther
11- Dewel
12- Fire In The Zoo
13- An Epic Story
14- Anglo Ethio Suite

Mulatu Astatke & The Heliocentrics - Inspiration Information



Nenhum comentário: