quarta-feira, 14 de outubro de 2009

The Jeff Beck Group - Truth (1968)

Mais um dos sensacionais lançamentos do ano de 1968, Truth é a estréia de Jeff Beck comandando uma banda ao seu gosto. Após sair dos Yardbirds, banda na qual Beck conquistou sua fama, ele resolveu convocar outros músicos para fazer música do jeito dele. Então, foram recrutados Rod Stewart, um cantor que perambulava por algumas bandas londrinas e era conhecido como "Rod, the Mod", por seu envolvimento com o movimento Mod. Ronnie Wood, vindo de uma banda londrina que obteve algum sucesso, o Birds (não confundir com The Byrds) entrou como baixista. Para a bateria, veio Mick Waller, ex-integrante do Steampacket assim como Rod. Essa foi a base que gravou o disco.
Agora, a melhor parte são os convidados especiais. A faixa "Beck's Bolero" foi gravada um ano antes, em 1967, para servir de lado B à um compacto em 7 polegadas que vinha para começar a divulgar a carreira "solo" de Beck. Para gravar o petardo, foram chamados Jimmy Page, que ficou com o violão de 12 cordas, John Paul Jones no baixo, Nick Hopkins encarregado do piano e Keith Moon na bateria. Além do próprio Beck na guitarra. Essa faixa junta 2 integrantes do Led Zeppelin, dois anos antes da formação da banda e de quebra, traz um dos melhores bateristas daquela geração no auge de sua loucura.
Para abrir o disco, a banda traz "Shapes of Things", música que ficou mais conhecida graças à versão dos Yardbirds, numa pegada mais pesada e rápida. Talvez seria um recado de Beck para a antiga banda. A versão de "I Ain't Superstitious", faixa que fecha o disco, segundo Beck, era apenas uma desculpa para usar os seus pedais de efeitos para a guitarra. Essa versão é inspirada na de Howlin' Wolf e não na original de Willie Dixon.
Entre essas faixas, o que você ouve é o Rock'n'roll na sua essência mais pura e pesada, caminhando lado a lado com o Blues. Essa combinação traz o sucesso à esse timaço que formou o Jeff Beck Group.
Formação:
Jeff Beck
Rod Stewart
Ronnie Wood
Mick Waller
Faixas:
Lado A
Shapes of Things
Let Me Love You
Morning Dew
You Shook Me
Ol' Man River
Greensleeves
Rock My Plimsoul
Beck's Bolero
Blues Deluxe
I Ain't Superstitious

The Jeff Beck Group - Truth

Um comentário:

Alex disse...

Maravilha de post!
Sugiro só hospedar num outro servidor, porque o badongo, às vezes, é meio travadão.
Parabéns e abraço!