sábado, 3 de outubro de 2009

The Clash - London Calling (1979)

O ano de 1979 não seria o auge do movimento punk sem London Calling. Terceiro álbum da banda, este álbum duplo levou a banda à patamares nunca experimentados por nenhuma outra banda punk antes ou depois. O álbum vendeu 2 milhões de cópias na Inglaterra e chegou à nona posição nas paradas. London Calling também trouxe dois dos mais bem sucedidos singles da carreira da banda: Train In Vain e London Calling.
A faixa que abre o disco é a homônima, já deixando o cartão de visitas. Nela Joe Strummer levanta questões como o desemprego, uso de drogas e conflitos raciais. "Brand New Cadillac", gravada originalmente por Vince Taylor, é a segunda faixa do álbum. O Clash creditava a música como uma das primeiras de Rock'N'Roll na Inglaterra. Em "Jude Can't Fail", a banda apresenta um de seus grandes diferenciais, o uso de uma seção de metais, trazendo influencias do Reggae, Soul e Ska. A letra dessa faixa fala sobre as dificuldades de se tornar um adulto responsável. "Spanish Bombs", que relembra a guerra civil espanhola, é uma combinação de uma letra muito bem feita com uma melodia poderosa. Assim um dos pontos altos do disco. "Guns of Brixton" é a primeira música do Clash composta por Simonon, baixista da banda, que nessa faixa também faz o vocal. A letra traz à tona a visão paranóica da vida que Simonon levava em Londres, durante o auge da banda, no bairro de Brixton onde ele havia crescido. Em "Death Or Glory", novamente as dificuldades em tornar-se um adulto com as responsabilidades mundanas são abordadas mas dessa vez Strummer toma como exemplo sua própria situação.
Quando o disco saiu, uma das poucas críticas negativas veio para a faixa "Revolution Rock". Para certa parte da imprensa comentou a inabilidade da dupla Strummer/Jones para compor músicas sobre amor. Apesar disso a faixa traz novamente a seção de metais roubando a cena com a ginga dos ritmos jamaicanos. "Train In Vain" foi adicionada de última hora como a última música do disco e é, talvez, a música mais conhecida do disco.
O disco é apontado como o melhor da banda e um dos melhores do Rock'N'Roll.

Faixas:
Lado 1
"London Calling" – 3:19
"Brand New Cadillac" (Vince Taylor) – 2:09
"Jimmy Jazz" – 3:51
"Hateful" – 3:22
"Rudie Can't Fail" – 3:26
Lado 2
"Spanish Bombs" – 3:18
"The Right Profile" – 4:00
"Lost in the Supermarket" – 3:47
"Clampdown" – 3:50
"The Guns of Brixton" (Paul Simonon) – 3:07
Lado 3
"Wrong 'Em Boyo" (Clive Alphonso) – 3:10
"Death or Glory" – 3:55
"Koka Kola" – 1:45
"The Card Cheat" (Jones, Strummer, Simonon, Topper Headon) – 3:51
Lado 4
"Lover's Rock" – 4:01
"Four Horsemen" – 3:00
"I'm Not Down" – 3:00
"Revolution Rock" (Jackie Edwards, Danny Ray) – 5:37
"Train in Vain" – 3:11
Formação:
The Clash - London Calling



Nenhum comentário: