quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Arthur Verocai - Arthur Verocai (1972)

Taí um dos discos brasileiros mais cultuados mundo à fora. Não chega a ser tudo isso que comentam por aí, é apenas mais um bom disco feito por aqui, a grande diferença é que ele é uma raridade e os gringos descobriram antes de nós.
Misturando elementos da Bossa Nova ao Soul e ao Funk, o disco traz mescla faixas instrumentais, muito boas, com algumas outras com letras nem tão inspiradas. Teria sido melhor deixar o disco inteiro instrumental. A marca inconfundível do disco são os arranjos, principalmente do naipe de metais. Além de fazer o arranjo e cantar, é Verocai quem toca um violão marcante, uma assinatura que deixa o disco um pouco mais original.
Uma das melhores faixas do disco é "Presente Grego", que não é instrumental, mas é justamente a parte instrumental dela que resume o que é o disco. O naipe de metais, captaneado pelo sax da lenda Oberdan Magalhães, dá um show junto com o brilhante baterista auto-didata Robertinho Silva e com a guitarra cheio de efeitos caracteristicos do Funk de Helio Delmiro.
Para amanizar que mnão tem mil dólares para comprar o LP original, a Luv 'N Haight reeditou o disco e vende cada LP por 16 dólares, bem melhor! O disco original foi lançado pela Continental, com poucas tiragens e não se preocupou em fazer outra edição do disco, com isso, esse disco que é o único lançado por Verocai, tornou-se uma raridade e, infelizmente, conhecido apenas por gente que vai um pouco mais fundo na música brasileira.

Músicos:
Helio Delmiro(guitarra)Robertinho Silva, Paschoal Meirelles(bateria)Luiz Alves(baixo)Aloysio Aguiar(piano)Nivaldo Ornellas, Paulo Moura(sax)Oberdan(sax, flauta)Edson Maciel(trombone)Celia, D. Carlos, Gilda Horta, Jose Carlos, Luiz Carlos, Paulinho, Toninho Café, Toninho Horta(vocais)Arthur Verocai(voz, violão)
Faixas:
1. Caboclo
2. Pelas Sombras
3. Sylvia
4. Presente Grego
5. Dedicado a Ela
6. Seriado
7. Na Boca do Sol
8. Velho Parente
9. O Mapa
10. Karina [Domingo no Grajau]

Arthur Verocai - Arthur Verocai

Nenhum comentário: