terça-feira, 8 de setembro de 2009

Captain Beefheart And His Magic Band - Safe As Milk (1967)

O ano de 1967 não seria o ano da psicodelia sem Safe As Milk. O disco é a estréia da banda, tranzendo a influência do tradicional blues americano e viajando na psicodelia que é a marca registrada da banda e, em especial, do vocalista, Don Van Vliet, o Captain Beefheart. Na época, o próprio definia seu estilo de cantar como se Howlin' Wolf tivesse tomado ácido. Ry Cooder, então com 20 anos, toca,como convidado, guitarra em todas as faixas, esmirilhando o instrumento e já deixando o cartão de visitas.
Antes de lançar Safe As Milk, a banda já havia lançado vários singles pela A&M Records, que achou o som do grupo muito inconvencional para investir num LP. Então, foram levados por Bob Krashnow para a Kama Sutra Records e gravaram esse disco pelo selo da gravadora chamado Buddah. Após algumas mudanças na banda que gravou os singles para a gravadora anterior, o Capitão resolveu fechar com: Handley no baixo, St. Clair na guitarra, e John French na bateria, com Cooder providenciando a primeira guitarra. Cooder assina dois arranjos, em "Sure 'Nuff 'n Yes I Do" baseada na clássica "Rollin' And Tumblin' " famosa na voz de Muddy Waters e em "Grown So Ugly" composição de Robert Pete Williams.
Apesar do momento ser propício para a música com essas características, a recepção do público ao disco não teve sucesso nas vendas nem nos EUA nem na Inglaterra. Apesar disso, ele tem nota máxima no conceito do sítio Allmusic e, hoje em dia, é considerado um dos melhores lançados em sua época, apesar de ainda ser pouco conhecido. Se você quiser conhecer melhor o Capitão, clica aqui e leia uma entrevista dele, nos anos 80 para a revista WET. A entrevista foi traduzida pelo Rogério Skylab, diretamente da versão original.

Faixas:
Lado Um
"Sure 'Nuff 'n Yes I Do" (Don Van Vliet, Herb Bermann)
"Zig Zag Wanderer" (Van Vliet, Bermann)
"Call On Me" (Van Vliet)
"Dropout Boogie" (Van Vliet, Bermann)
"I'm Glad" (Van Vliet)
"Electricity" (Van Vliet, Bermann)
Lado Dois
"Yellow Brick Road" (Van Vliet, Bermann)
"Abba Zaba" (Van Vliet)
"Plastic Factory" (Van Vliet, Bermann, Jerry Handley)
"Where There's Woman" (Van Vliet, Bermann)
"Grown So Ugly" (Robert Pete Williams)
"Autumn's Child" (Van Vliet, Bermann)
Formação:
Don Van Vliet
Jerry Handley
Participações de:

Nenhum comentário: