segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Milton Nascimento & Lô Borges - Clube da Esquina (1972)

Até hoje na música brasileira, pouca gente se arrisca num álbum duplo, mas em 1972, a dupla Milton Nascimento e Lô Borges, auxiliados por Beto Guedes e Toninho Horta, correu o risco e gravaram um dos melhores discos da música brasileira. Com melodias e arranjos modernos e diferentes de tudo o que estava sendo feito por aqui, o disco levou a música brasileira à um novo patamar, tornando o nome de Milton, principalmente, conheciado e admirado por nomes consagrados do Jazz estadunidense como Herbie Hancock. Além da repercussão excelente fora do país, o disco serviu como influência para vários músicos de Minas Gerais, como Samuel Rosa do Skank.
O disco foi concebido de maneira tão natural quanto soa ao ouvido. A expressão "Clube da Esquina" não é à toa, já que os parceiros de Milton e Lô nas composições deste disco, já era seus amigos desde os anos 60 e muitas faixas do disco só precisavam de um arranjo mais definitivo, pois as letras já estavam compostas desde muito antes. O super-time com Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Rubinho, Wagner Tiso, Milton Nascimento, Tavito, Robertinho Silva, Luiz Alves, Nelson Angelo, Paulo Moura, Paulinho Braga, Luiz Gonzaga Jr, Eumir Deodato e Alaíde Costa se envolveu com o projeto de maneira tão profunda como se fosse uma obra individual de cada um. A entrega no trabalho é quase que envolvente. Eles passaram 6 meses, em 1971, numa casa alugada na Praia de Piratininga, em Niterói, compondo e compartilhando seu amor pelos Beatles. De volta ao estúdio, a música ganhou uma grandiosidade suntuosa com a orquestração de Eumir Deodato e Wagner Tiso. O album contém uma série de classicos, como "Cravo e Canela" e "Nada será como antes". A influência dos Beatles é particularmente forte no "Rock Mineiro" de Lô Borges, em faixas como "O trem azul" e "Nuvem cigana", músicas delicadas, cheios de encanto e sutilezas.

Faixas:
1.Tudo que Você Podia Ser (Lô Borges / Márco Borges)
2.Cais (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
3.O Tream Azul (Lô Borges / Ronaldo Bastos)
4.Saídas e Bandeiras nº 1 (Milton Nascimento / Fernando Brant)
5.Nuvem Cigana (Lô Borges / Ronaldo Bastos)
6.Cravo e Canela (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
7.Dos Cruces (Carmelo Larrea)
8.Um Girassol da Cor de Seu Cabelo (Lô Borges / Márcio Borges)
9.San Vicente (Milton Nascimento / Fernando Brant)
10.Estrelas (Lô Borges / Márcio Borges)
11.Clube da Esquina nº 2 (instrumental) (Milton Nascimento / Lô Borges / Márcio Borges)
12.Paisagem da Janela (Lô Borges / Fernando Brant)
13.Me Deixa em Paz (Monsueto C. Menezes / Ayrton Amorim)
14.Os Povos (Milton Nascimento / Márcio Borges)
15.Saídas e Bandeiras nº 2 (Milton Nascimento / Fernando Brant)
16.Um Gosto de Sol (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
17.Pelo Amor de Deus (Milton Nascimento / Fernando Brant)
18.Lilia (Milton Nascimento)
19.Trem de Doido (Lô Borges / Márcio Borges)
20.Nada Será Como Antes (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
21.Ao Que Vai Nascer (Milton Nascimento / Fernando Brant)


Milton Nascimento & Lô Borges - Clube da Esquina

Um comentário:

Vovó Conga disse...

Nu, fio! Esse é um dos discos que vovó mais gosta. Mesmo que seja já figurinha marcada pelos blogs, eu também o postarei na minha cozinha em breve. Óia, continua nesse seu trabaio de demanda forte aí! Axé!