sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Gal Costa - Gal (1969)

Claro que não devemos julgar o livro pela capa e muito menos um disco, mas quem está esperto já consegue perceber pela arte da capa que trata-se de um disco extremamente influenciado pela psicodelia do rock nos anos 60.
No ano de 1969, Gal Costa lançou 2 discos, e este, é o segundo deles, e terceiro na carreira da cantora. Recheado de grandes compositores como a dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Jorge Ben, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jards Macalé, o disco traz, além disso, arranjos assinados por Rogério Duprat e produzido pelo próprio Macalé. Com todas essas características o disco tornou-se o mais agressivo e ousado da carreira da cantora.
"O álbum abre com a emblemática "Cinema Olympia", que tinha sido registrada por Caetano no lendário show, que depois virou disco, "Barra69" e, numa versão que serviu de guia pra gravação de Gal, em seguida temos uma composição de Jorge Ben chamada "Tuareg", essa faixa fez parte da trilha sonora do filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-De-Rosa", segundo longa do Rei lançado no ano seguinte (1970). A terceira faixa inicia com um solo de Lany Gordin, um show a parte no disco, tocando guitarra e baixo, que vem esmirilhando tudo, a composição é de Gilberto Gil e se chama "Cultura e Civilização", letra e música espetaculares. Quem aparece novamente é Jorge Ben. Gal canta acompanhada por Gil e Caetano a excelente "País Tropical", hit absoluto de 1969 numa roupagem pra lá de alto-astral, quem ouve não faz idéa do clima tenso pré-exilio que pairava no ar, Gil rouba a cena e dá um show nos improvisos vocais. A canção seguinte foi composta por Roberto e Erasmo Carlos e feita sob medida para a musa da tropicália, o nome não poderia ser outro: "Meu Nome é Gal". "
O resto você confere ouvindo o disco, essa pérola cheio de cabeças gêniais da música brasileira.

Músicos Participantes:
Baixo, guitarra solo e guitarra base: Lanny Gordin
Bateria: Eduardo Portes de Souza e Diógenes Burani Filho
Violão: Jards Macalé
Baixo: Rodolpho Grani Júnior
Faixas:
1Cinema Olympia(Caetano Veloso)
2 Tuareg(Jorge Ben)
3 Cultura e civilização(Gilberto Gil)
4 País tropical(Jorge Ben)Participação: Caetano Veloso / Gilberto Gil
5 Meu nome é Gal(Erasmo Carlos - Roberto Carlos)
6 Com medo, com Pedro(Gilberto Gil)
7 The empty boat(Caetano Veloso)
8 Objeto sim, objeto não(Gilberto Gil)
9 Pulsars e quasars(Capinan - Jards Macalé)

Gal Costa - Gal

Nenhum comentário: