sexta-feira, 10 de julho de 2009

The Beatles - Please Please Me (1963)

Este é o disco de estréia, em sua versão inglesa, dos Beatles. Lançado em 63, logo após o grande sucesso dos singles "Love Me Do" e "Please Please Me". Das 14 músicas, 8 são da dupla Lennon/ McCartney, esse já era o cartão de visitas de uma das maiores duplas de compositores da música popular.
Para atender a necessidade de mais 10 músicas, além das 4 já lançadas no singles, a banda entrou, junto com seu produtor George Martin, nos estúdios da EMI na Abbey Road e gravaram por quase 10 horas, com a intenção de registrar a banda com a sonoridade mais parecida possível com as apresentações no Cavern Club. O desejo do produtor, inicialmente, era de gravar a banda realmente ao vivo em Liverpool e conferir de perto a histeria que a banda causava nos fãs da cidade.
Como as músicas foram gravadas em 2 canais, tecnologia disponível na época, é interessante ouvir o Lp original, tanto faz se em mono ou em estéreo, e comparar com as produções de hoje em dia.
A ideia original da capa era fotografar a banda no zoológico de Londres, já que Martin era um intusiasta do lugar, mas os administradores do zoo rejeitaram a ideia. Então a ideia que vingou foi a foto de Angus McBean, e foi captada no prédio da EMI, em Londres.
A disco vendeu absurdamente e ficou 30 semanas em primeiro lugar nas paradas britânicas e mais 54 entre os 100 primeiros.

Formação:
George Harrison – guitarras
John Lennon – guitarra e vocal
Paul McCartney – baixo e vocal
Ringo Starr – bateria
Faixas:
4. "Chains" (Gerry Goffin, Carole King)
5. "Boys" (Luther Dixon, Wes Farrell)
6. "Ask Me Why"

The Beatles - Please Please Me

Um comentário:

Nathy disse...

Conheço esse LP! O inico de uma longa carreira.
e aquela notica que você comentou eu já sei a uns 3 dias XP