sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rogério Skylab - Skylab VIII (2008)

Finalmente consigo postar um disco de Rogério Skylab, um dos meus ídolos e que está em plena produção. O disco do post anterior, de Arrigo Barnabé, é uma das grandes influências de Skylab. Ouvindo "Clara Crocodilo" temos várias referências no jeito de cantar e de compor de Skylab, ele mesmo já manifestou toda sua reverência à obra de Arrigo.
Ao longo da série Skylab, que teve início em 1999, com o Skylab I, Rogério evoluiu como cantor e compositor, assim como sua banda conseguiu atingir uma sonoridade impressionante. O introsamente é fundamental, já que desde a década passada a banda teve poucas mudanças.
Levando o ouvinte a diferentes sonoridades, como o punk, influências caribenhas, hardcore, samba, rock e folk, Skylab vê sua banda chegar ao auge dentro da série, porque ela consegue transmitir em acordes e notas tudo o que ele consegue dizer em suas letras.
Deixando um pouco os palavrões de lado deste disco, mas sem perder a acidez e a perspicácia, retratando o que um compositor nada convencional vê no Rio de Janeiro do início do século XXI e, mais importante, como ele interpreta e retrata a cidade em sua música. "Preciso de você comigo" e "Casa da Banha" mostram visões ambíguas da mesma cidade. Na primeira, pontos da cidade são cenário de paixão e romance, que insistem em continuar existindo apesar das mazelas e absurdos desses "tempos modernos" que é retratado na segunda. Analisar cada estrofe ou verso nas letras de Skylab é um missão bastante difícil e introspectiva, cada um vai chegar numa visão própria. Por isso não vou me estender muito nas minhas próprias interpretações.
Rogério Skylab não toca nas rádios (apenas no programa RONCA-RONCA), não vende nas lojas populares, então para conhecer seu trabalho somente pela internet e/ou correndo atrás nas principais lojas da cidade. Talvez um dia, ele terá o reconhecimento sufuciente pela sua obra.

Faixas:
01 - Tira Tudo
02 - Eu Não Tô Entendendo
03 - Batmasterson
04 - Eu Tô Sempre Dopado
05 - Samba Bem Quente
06 - Preciso de Você Comigo
07 - Batman
08 - Eu Estou Só
09 - Ladrão é Polícia
10 - Casas da Banha
11 - Peida, Peida
12 - Cheirando Mal
13 - Eu Sou Cliente de Lá
14 - O Ar
15 - Meu Diário
16 - Um Furo
Formação:
Rogério Skylab - vocais
Bruno Coelho - bateria
Thiago Amorim - guitarra
Alexandre Guichard - violão
Alessandro Cury - baixo

Rogério Skylab - Skylab VIII

Nenhum comentário: