sexta-feira, 12 de junho de 2009

O Peso - Em Busca do Tempo Perdido (1975)

Mais uma da boa leva de bandas brasileiras dos anos 70, O Peso apareceu para o grande público na primeiríssima edição do Hollywood Rock, realizado no campo de General Severiano no bairro de botafogo. Foi onde muita gente viu pela primeira vez, uma banda brasileira tocar um rock cheio de influências do blues tão bem. O sucesso no show credenciou a banda a entrar no estúdio e gravar este disco, o primeiro e único de sua discografia.
O Peso não tinha tanto apoio da gravadora, logo não foram prensadas muitas tiragens do LP, e o disco tornou-se uma raridade. Até mesmo a edição em CD saiu com poucas tiragens e também não é facilmente encontrada. Este disco é uma das maiores provas do completo descaso da indústria fonográfica nacional para com seus tesouros.
Apesar de apenas um disco, Gabriel O'Meara, guitarrista da banda, entra no hall dos melhores guitarristas irlandeses, com sua pegada firme, como em "Cabeça Feita", misturando com uma técnica apurada, conferida em "Blues" por exemplo.

Formação:
Luiz Carlos Porto (voz)
Gabriel O'Meara (guitarra)
Constant Papineau (piano)
Carlos Scart (baixo)
Carlos Graça (bateria)



O Peso - Em Busca do Tempo Perdido


O arquivo em mp3, foi remasterizado por Edson D'Aquino, do blog Gravetos & Bertolas, diretamente do vinil.

2 comentários:

Charles disse...

Cara, o blog está cada vez melhor e surpreende sempre. Concordo com você sobre o total descaso da indústria fonográfica brasileira. Em plena crise os caras não se dão ao trabalho de revirar seus arquivos tão ricos dos anos 70 e 80 principalmente. Será que se as gravadoras relançassem tesouros perdidos destas décadas não venderia??? Fora a questão econômica, onde está nossa memória musical, onde está registrado um dos maiores movimentos musicais deste país que foio BRock nos anos 80? cadê a discografia do Lobão em cd remasterizada? Alguém sabe onde acho o segundo do Ultraje? O primeiro da Plebe? A discografia do Camisa de Vênus? Só para citar alguns?? E um tesouro como esse, O Peso???? Acabei de ver no J Nacional que nosso país está em recessão técnica e estão todos preocupados e tal, pra mim a recessão que mais me preocupa desde sempre, é a recessão cultural, esta parece que está cada vez mais difícl de superar.

Um abraço!

Edson d'Aquino disse...

Valeu pelo crédito, Zarreff, mas vale algumas correções: o estádio de General Severiano, sede de meu glorioso Botafogo, não era em Niterói mas em...Botafogo; o Gabriel O'Meara não é brasileiro, é irlandês.
[]ões