sábado, 16 de maio de 2009

Miles Davis - Kind of Blue (1959)

Já há algum tempo eu estava pensando em postar algo de Miles Davis. Além de brilhante trumpetista, era um músico extraordinário, deixou vários discos gravados, montou bandas surreais e tornou-se uma lenda. É muito difícil escolher um disco para estreiar a genialidade de Miles Davis aqui no blog. Como este disco faz 50 anos nesse ano, e Jimmy Cobb, baterista da banda que toca com Miles nesse disco, está no Brasil, Kind of Blue foi meu escolhido.
O disco foi gravado em apenas 2 dias, no estúdio da Columbia em Nova Iorque. O que impressiona no disco é a forma como foi concebido e gravado. Sem ensaios, sem partituras, sem uma métrica pré-definida, a estrutura melódica é simples, segue as diretrizes do Jazz estadunidense dos anos 50.
Para tal façanha, Miles precisava de músicos à altura do desafio. Montou uma banda com quem de melhor havia no mundo. Wynton Kelly e Bill Evans no piano, na bateria, Jimmy Cobb, Paul Chambers no baixo e nos saxofones John Coltrane e Julian "Cannonball" Adderley.
Segundo o baterista Jimmy Cobb, esse disco foi feito no céu. Não existe uma definição melhor, com músicos de tamanho quilate, a experimentação sonora era plena. Se dependesse dos músicos, provavelmente teriamos um disco com mais de 100 minutos de jazz. Coube a dois produtores, Teo Macero e Irving Townsend, a árdua tarefa de produzir as músicas, sem perder a essência e a atmosfera das sessões num LP de 45 minutos. O trabalho foi bem feito, e temos, o que é considerado o melhor disco de Jazz de todos os tempos.
O disco influênciou grandes nomes do rock dos anos 60, como o guitarrista Duane Allman, do Allman Brothers Band e Richard Wright, tecladista do Pink Floyd.
Esse é um disco que você não pode deixar de escutar.

Banda:
Miles Davis – trompete, líder
Julian "Cannonball" Adderleyalto saxophone, menos em "Blue in Green"
John Coltranetenor saxophone
Wynton Kellypiano apenas em "Freddie Freeloader"
Bill Evans – piano em todas, menos em "Freddie Freeloader"
Paul Chambers – baixo
Jimmy Cobb – Bateria
Faixas:
So What
Freddie Freeloader
Blue in Green
All Blues
Flamenco Sketches

Miles Davis - Kind of Blue

Nenhum comentário: