quinta-feira, 21 de maio de 2009

The High Numbers - "Zoot Suit" b/w "I'm the Face" 7" Single (1964)

Nessa semana, Pete Townshend comemorou seu sexagésimo quarto aniversário. Pra não deixar o fato passar batido, já que ele é um dos poucos gigantes do rock'n'roll ainda vivo, a homenagem deste blog ao guitarrista e compositor britânico é lembrar do primeiro single lançado pela sua banda.
Em 1964, a banda já tinha a formação que deixou o Who consagrado. Porém, a banda era chamada de 'The High Numbers' por influência do então empresário Peter Meaden, que era um representante do movimento Mod (que será abordado aqui num futuro talvez nem tão distante). A intensão de Meaden era de colocar a banda como um representante musical fiel do tipo de música preferido dos mods.
Nessa linha, Meaden escreveu a letra tanto de Zoot Suit quanto a de I'm the Face, a primeira era inspirada na música Misery do 'The Dynamics' e a segunda inspirada Got Love If You Want It de Slim Harbo.
Lançado em compacto 7 polegadas, teve boa aceitação entre os mods e teve razoável sucesso comercial. Porém, rapidamente tornou-se uma raridade, até começar a ser introduzida em coletâneas apartir da década de 70.
Depois deste single, a banda livrou-se de Meaden, voltou a usar o nome 'The Who' e passou a ser empresariada por Kit Lambert em 1965. Apartir daí, todo mundo conhece a história. Mesmo sem Meaden, a banda continuou sendo a principal referência entre as bandas ligadas ao movimento Mod.
Faixas:
Lado A - Zoot Suit
Lado B - I'm The Face
Formação:
Pete Townshend
Roger Daltrey
John Entwistle
Keith Moon

Um comentário:

MAM disse...

The Who é fodaralhaço!