sábado, 30 de maio de 2009

Deep Purple - Machine Head (1972)

Bem, esse disco não estava nos planos, por enquanto. Só que depois do momento batatada do qual fui vítima, quando fui 'ridicularizado' por não ter na minha coleção de LP's ou em MP3 no computador esse disco do Deep Purple. A razão para eu não dar tanta bola pra ele é simples: conheço o disco há muito tempo. Escutei várias vezes, na época de colégio. Quando tinha 15 anos, um colega de classe me apresentou o disco, achei muito bom e ao longo dos meses, escutei várias vezes mais. Hoje em dia não me interessa mais ouvir Deep Purple, hoje tenho 20 anos e existem incontáveis bandas de diferentes épocas, diferentes estilos para conhecer. Ficar parado num estilo apenas ou numa banda só é bobagem. Além desse disco, gosto apenas no 'Made In Japan' que é ao vivo e gravado na turnê desse disco, o resto da vida em estúdio dessa banda não faz jus à fama que a banda conquistou.
Pois bem, falando do disco, especialmente se você, caro leitor for um marmanjo ou uma gatinha de 15 ou 16 anos começando a cair dentro do rock'n'roll, esse é um disco excelente para lhe apresentar a esse mundo. A guitarra de Ritchie Blackmore é pesada e os riffs são viciantes, daqueles que grudam no ouvido e não solta nunca mais. A sonoridade obtida nesse disco, se deve, em grande parte, ao fato dele ter sido gravado sem overdubs, todos entraram no estúdio móvel dos Rolling Stones, que estava ancorado no festival de Montreux, e gravaram as 7 faixas.
A história interessante, e muito famosa, é na faixa "Smoke On The Water" que conta a história de como o palco do cassino, onde onde o festival é realizado até hoje, pegou fogo em plena apresentação do Frank Zappa And The Mothers of Invention.

Faixas:
"Highway Star" – 6:05
"Maybe I'm a Leo" – 4:51
"Pictures of Home" – 5:03
"Never Before" – 3:56
"Smoke on the Water" – 5:40
"Lazy" – 7:19
"Space Truckin'" – 4:31
Formação:

Ritchie Blackmore – guitarra
Ian Gillan – vocais, harmonica
Jon Lord – hammond orgão, piano, teclados
Ian Paice – bateria
Roger Glover – baixo

Deep Purple - Machine Head

Nenhum comentário: