domingo, 31 de maio de 2009

Blind Faith - Blind Faith (1969)

Considerado o primeiro super grupo da históra do rock, o Blind Faith era formado por Steve Winwood (Spencer Davis Group, Traffic), Eric Clapton (The Yardbirds, Cream), Ginger Baker (Graham Bond Organisation, Cream) e Ric Grech (Family). Quando foi anunciada a notícia de que Clapton estaria montando um nova banda, a cena roqueira londrina ardeu ainda mais, todos queriam saber quem seriam seus parceiros, como seria a sonoridade da banda e quando sairia o primeiro disco.
Logo após o final do Cream, Clapton começou a trabalhar em músicas para um futuro projeto com Steve Winwood, Ginger Baker ficou sabendo e se infiltrou no grupo, mesmo a contra gosto de Clapton. Além dos 3, ainda foi convidado Ric Grech para tocar baixo.
O disco atingiu o topo das paradas nos EUA e na Inglaterra e foi o único disco da banda, que se separou após uma rápida turnê de divulgação do trabalho, durante essa turnê a banda fez um show antológico no Hyde Park, em Londres. Mesmo num período tõa breve, 4 monstros da música inglesa, fizeram um dos melhores discos da década de 60, o que é muito. Após o Blind faith, Clapton formou o Derek and the Dominos para grava "Layla and other assorted love songs" (já postado aqui no blog), Ginger Baker formou a Ginger Baker's Air Force. Winwood voltou ao Trffic e Ric Grench ao Family.
A capa do disco causou muita polêmica, principalmente nos EUA. Lá, o disco ganhou uma capa alternativa apartir da segunda edição, e cá entre nós, essa capa alternativa perto da original não tem nenhuma graça. A capa foi feita por Bob Seidemann, artista plástico e antigo colega de quarto de Clapton numa escola de arte do início dos anos 60.
O nome da banda, é uma sátira de Clapton à frase "Clapton Is God" e de quebra, serviu também para a expectativa que o público e a imprensa criaram em torno da banda.

Faixas:
Lado 1
"Had To Cry Today" (Steve Winwood) – 8:48
"Can't Find My Way Home" (Steve Winwood) – 3:16
"Well All Right" (Norman Petty, Buddy Holly, Jerry Allison, Joe B. Mauldin) – 4:27
"Presence Of The Lord" (Eric Clapton) – 4:50
Lado 2
"Sea Of Joy" (Steve Winwood) – 5:22
"Do What You Like" (Ginger Baker) – 15:20

Blind Faith - Blind Faith

Nenhum comentário: