domingo, 24 de maio de 2009

Banda Black Rio - Gafieira Universal (1978)

Basta notar a capa deste disco e o bom ouvinte já ficará ciente que está diante de um excelente disco. Após o lançamento do estupendo Maria Fumaça (já postado aqui no blog) a banda começa a apostar em algumas letras, e decidem fazer o disco mesclando músicas instrumentais com outras contendo letra.
A sonoridade da banda continua a mesma, misturando samba, funk e soul para o delírio de quem gosta daquele groove cascudo. Esse disco, assim como todos os outros da banda, tornou-se um objeto extremamente cultuado na Inglaterra e em alguns outros países europeus. Na década de 80, as canções da Banda Black Rio embalavam noites regadas de soul nas pistas de dança londrina. A banda canta o lado bom de ser carioca; praia, papo, futebol, tamborim, verão!
Aproveitando a deixa da faixa "Rio de Fevereiro", digo que este disco é melhor apreciado no verão, de preferência no caminho à praia.
Em 1978, a banda saiu pelo Brasil em turnê com Caetano Veloso, durante a turnê eles também tocaram parte de seu repertório instrumental. Um registro oficial saiu em CD, gravado no teatro Carlos Gomes(RJ), mas isso é papo para um outro dia.

Formação:
Oberdan Magalhães (saxofone)
Luiz Carlos Batera (Beteria)
Jorge Barreto (piano e teclados)
José Carlos Barroso (trompete)
Lúcio Silva (trombone)
Valdeci Machado (baixo)
Cláudio Stevenson (guitarra)
Faixas:
1. Chega Mais (imaginei você dançando)
2. Vidigal
3. Gafieira Universal
4. Tico Tico No Fubá
5. Ibeijada
6. Rio De Fevereiro
7. Dança Do Dia
8. Samboreando
9. Cravo E Canela
10. Expresso Madureira


Banda Black Rio - Gafieira Universal

Nenhum comentário: