domingo, 26 de abril de 2009

Secos e Molhados - Secos e Molhados (1973)

Na década de 70, era difícil fazer rock no Brasil. A massa começava a ter contato com bandas internacionais com o Led Zeppelin, Pink Floyd, Genesis, Yes, Emerson, Lake and Palmer, King Crimson, Queen, Kiss, AC/DC. As gravadoras ainda não apostavam nos talentos brasileiros do rock.
Em 73, a Continental resolveu apostar nessa galera que gostava de pintar a cara e misturar o rock aos mais diversos ritmos nacionais como baião e samba. Essa mistura marca o disco, principalmente em faixas como "Sangue Latino" e "Primavera dos Dentes".
O disco também destaca inúmeras críticas a ditadura militar que estava implantada no Brasil, em canções como o blues "Primavera nos Dentes" e o rock progressivo "Assim Assado" – esta de forma mais explícita em versos que personificam uma disputa entre socialismo e capitalismo. Até mesmo a capa do disco foi eleita pela Folha de São Paulo como a melhor de todos os tempos de discos brasileiros. Em fevereiro de 1974, fizeram um concerto no Maracanãzinho que bateu todos os índices de público jamais visto no Brasil - enquanto o estádio comportava 30 mil pessoas, outras 90 mil ficaram do lado de fora.
As projeções da gravadora eram de vender 1.500 cópias no ano de 73, mostrando que a gravadora não acreditava no sucesso comercial da banda. O disco vendeu 300 mil cópias em apenas dois meses, enquanto o normal para a época era de apenas 30 mil. Em menos de um ano, as vendas do disco chegaram a marca de 1 milhão de cópias, apenas Roberto Carlos vendia mais.

Faixas:

"Sangue Latino" (João Ricardo/Paulinho Mendonça) – 2:07
"O Vira" (J. Ricardo/Luli) – 2:12
"O Patrão Nosso de Cada Dia" (J. Ricardo) – 3:19
"Amor" (J. Ricardo/João Apolinário) – 2:14
"Primavera nos Dentes" (J. Ricardo/J. Apolinário) – 4:50
"Assim Assado" (J. Ricardo) – 2:58
"Mulher Barriguda" (J. Ricardo/Solano Trindade) – 2:35
"El Rey" (Gerson Conrad/J. Ricardo) – 0:58
"Rosa de Hiroshima" (G. Conrad/Vinicius de Moraes) – 2:00
"Prece Cósmica" (J. Ricardo/Cassiano Ricardo) – 1:57
"Rondó do Capitão" (J. Ricardo/Manuel Bandeira) – 1:01
"As Andorinhas" (João Ricardo/C. Ricardo) – 0:58
"Fala" (J. Ricardo/Luli) – 3:13
Formação:

Ney Matogrossovocal
João Ricardoviolões de 6 e 12 cordas, harmônica de boca e vocal
Gerson Conrad – violões de 6 e 12 cordas e vocal
Marcelo Frias – bateria e percussão
Sérgio Rosadas – flauta transversal e flauta de bambu
John Flavin – guitarra e violão de 12 cordas
Zé Rodrixpiano, ocarina, acordeão e sintetizador
Willi Verdague – baixo
Emilio Carrera – piano

Um comentário:

atlantic disse...

Entrei aqui depois de dar uma lida no Tico Tico e estava vendo as informações sobre a Radio London. Excelente post. Também fiquei surpreso em ver que o Basf 90 já estava entre os seus favoritos. Muito obrigado, cara. Seu blog é ótimo. Acabei de adicionar no "Sempre de Olho" lá do Basf.

Abraços!