terça-feira, 24 de março de 2009

The Who - Quadrophenia (1973)

Um dos discos de rock que eu mais gosto! Pete Townshend é um gênio! Já escrevi isso aqui antes e, provavelmente, escreverei ainda mais vezes.
Quadrophenia é a segunda ópera-rock da banda. Já falamos aqui do disco Tommy, de 1969, e do flerte da banda com essa estética, em Who Sell Out, de 1967. Dessa vez o personagem central da estória é Jimmy, um garoto do proletariado londrino, que faz parte do movimento Mod. Os Mod's realmente existiram, originalmente e com muita força, no meio dos anos 60. Era formado por jovens trabalhadores de toda a Grã-Bretanha que tinham gostos muito peculiares; como de andar em Vespas ou Lambrettas, usar ternos (para os homens) e vestidos (para as muheres) sempre na última moda, festas impulsionadas por muita anfetamina e gostos musicais ligados ao rock, jazz e ao blues. Se você quiser ter uma idéia melhor do que eram os mods é só clicar em Mods (português) ou em Mods (inglês).
Voltando ao disco, a ópera narra 5 dias da vida de Jimmy Cooper. A história é narrada por Jimmy em primeira pessoa, na primeira parte da narrativa, ele conta sobre as frustrações e inseguranças de sua vida, abordando temas como o convívio com a família, emprego, amigos. Esses sentimentos afloram-se depois que Jimmy passa um feriado com seus amigos mods na cidade litorânea de Brighton. Durante esse feriado, ele encorpora todo o espírito mod, se diverte com os amigos e com a namorada mas num confronto entre mods e rockers, um grupo rival, acaba sendo preso pela polícia. Quando volta para casa, ele acaba expulso pelos pais que além de saberem do que se passou no feriado pelos jornais, ainda acham anfetaminas no quarto dele.
Além disso, pede demissão do emprego e pega um trem de volta a Brighton, onde tenta se reencontrar. O final do disco é a música "Love Reign O'er Me" que narra a ida de jimmy para uma ilha, depois de roubar um pequeno barco, e lá ele acha consolo na chuva.
É difícil entender todos os eventos da história apenas pelas letras das músicas. O Lp original vem com um livrinho com ilustrações e escrito por Pete Townshend, que explica muito bem todos os eventos narrados durante o disco.
Cada membro do grupo é representado por uma faixa do disco, que revela parte de sua personalidade. "Helpless Dancer" é o tema de Roger Daltrey, "Bell Boy" tem de Keith Moon, "Is It Me?" (música que está dentro de "Dr. Jimmy") é o tema de John Entwhistle e "Love Reign O'er Me" remete à Pete Townshend.
Em 1979, foi lançado o filme sobre este disco. Vale a pena conferir, é muito bom!!
Segundo o sítio oficial da Tele Cine, a próxima apresentação do filme, será no Telecine Cult no dia 13/04, no excelente horário de 01:25 da madrugada !!


Faixas:
"I am the Sea" - 2:08
"The Real Me" - 3:22
"Quadrophenia" - 6:15
"Cut my Hair" - 3:46
"The Punk and the Godfather" - 5:10

"I'm the One" - 2:39
"The Dirty Jobs" - 4:30
"Helpless Dancer" - 2:32
"Is it in my Head" - 3:46
"I've Had Enough" - 6:14

"5:15" - 5:00
"Sea and Sand" - 5:01
"Drowned" - 5:28
"Bell Boy" - 4:56

"Doctor Jimmy" - 8:42
"The Rock" - 6:37
"Love, Reign O'er Me" - 5:48
Formação:


Quadrophenia (Disco 1)
Quadrophenia (disco 2)



Nenhum comentário: