sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Cidadão Instigado - E O Método Túfo de Expereiência (2005)




O texto que segue, foi retirado de alguma edição da International Magazine, depois que o li, não tive coragem de escrever nada a mais, somente compartilhá-lo aqui. Aí vai:


"Cidadão instigado e o método Tufo de experiências é um disco que... nem adianta, o trocadilho vem sozinho: é um dos discos mais instigantes de 2005. O projeto do compositor e cantor cearense Fernando Catatau - cujo currículo inclui trabalhos com Los Hermanos, Zeca Baleiro e Nação Zumbi - serve para expandir a mente do ouvinte e dar trabalho à crítica: é complicado de definir, mas desce tranqüilamente nos ouvidos de qualquer pessoa que procure uma música pop rica em elementos.Sim, porque o Cidadão Instigado é repleto de referências, sem deixar de ser pop - é punk, é brega (em especial), é psicodélico, é "roqueiro" mas também é radicalmente brasileiro, no sentido de que Mundo Livre S/A e Nação Zumbi também o são, sem perder o contato com a música do mundo. Catatau, cantando, soa como um discípulo de Roberto Carlos e Odair José, mas unindo a eles um lado mais escondido da Tropicália (de Tom Zé e Jards Macalé, passando pela fase lisérgica de Ronnie Von, redescoberta a partir do começo dos anos 2000). O disco insinua que, por trás do conceito misturado do pop-rock nordestino dos anos 90, residia uma interface brega - de Roberto, de Odair, de Reginaldo Rossi, de Evaldo Braga, etc. Catatau prova que há conexões entre uma coisa e outra, acrescentando boas doses de doideira, no bom sentido - de letras declamadas, de timbres de sintetizador moog, de fartas percussões, de melodias climáticas, etc.O disco abre com um bolerinho brega ("Te encontra logo"), com cara de jovem guarda garantida pelo órgão, tocado por Daniel Ganja Man - ex-colaborador do Planet Hemp. "Os urubus só pensam em te comer" é experimentação cruzada de rock e música eletrônica, feita para a trilha sonora do curta-metragem de mesmo nome, da cineasta Vanessa Teixera de Oliveira (e premiado no 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário da UFRJ, em 2001). Em várias músicas, a percussão dá mais peso aos tons eletrônicos, com uso de instrumentos como surdo e zabumba. "O pobre dos dentes de ouro" é uma rumba (ou calipso, quem sabe) com letra curiosa ("imagine o pobre dos dentes de ouro/quer sim, quer sim, quer sim/um pouco de dente de ouro Michelin"), que ganha depois uma batidinha mais tecnopop.Tanto as letras quanto as músicas abusam de uma estética e de um conceito que pouco se via desde os tempos da Tropicália - o contraste entre pobrezas e riquezas, entre ritmos étnicos e roqueirices ou eletronices, etc. E isso fica bem claro no samba-rock melancólico "Silêncio na multidão", que alude a Los Hermanos e Mombojó: uma poesia declamada em meio a uma melodia que lhe serve de trilha sonora, narrando o estranhamento que uma grande metrópole como São Paulo pode causar a quem vem de longe e a adota ("interessante, né?/todos os dias em vários lugares/milhares de pessoas se cruzam mas não se falam/pois não se conhecem e nem ao menos se importam com isso").O disco segue em meio a experimentações interessantes e letras curiosas, como se Catatau fosse o outro lado da moeda de Getúlio Côrtes (hitmaker da jovem guarda): uma espécie de contador de histórias bizarras, cheias de estranhamento. "Calma!", quase uma vinheta em meio a faixas de sete minutos, mostra o lado guitarrista do músico, com um riff pedrada imerso em teclados psicodélicos. "O pinto de peitos!" é até pop demais para os padrões do CD, com refrão memorizável e construção melódica lembrando o melhor da jovem guarda. "Apenas um incômodo" é um reggae lo-fi cuja letra parece dar voz a tudo aquilo que os cantores retratados por Paulo César de Araújo no livro Eu não sou cachorro não sempre quiseram dizer à inteligentizia nacional ("Fale para mim: porquê eu lhe incomodo tanto?/... Será que a minha voz fanha polui a tua sonoridade sobre-humana/ou será simplesmente porque eu me aceito assim/e até gosto de mim?/... Só tenho um sonho que já é meu/e duas palavras para lhe dizer neste instante: me aguente!"). Uma música que estaria pronta para ser gravada pela dupla Sérgio Sampaio & Raul Seixas, caso os dois ainda estivessem por aqui.O método Tufo de experiências é mais um disco de surpresas do que apenas um disco de música. Mostra que música boa pode também ter conceito, sem deixar de ser pop, e mexe com signos que fazem parte de um Brasil que o brasileiro não conhece, repleto de conexões que muitos não enxergam - como os links entre jovem guarda e experimentações de estúdio. Vale citar também a bela capa em digipack e o encarte repleto de ilustrações que lembram um cordel pop, com o curioso desenho de um Roberto Carlos-Odair José triste, empunhando seu violão."




Formação:

Fernando Catatau - voz . guitarra . teclado

Regis Damasceno - guitarra . violão . vocal

Rian Batista - baixo . vocal

Clayton Martin - bateria acústica e eletrônica


Faixas:

1. Te Encontra Logo
2. Os Urubus Só Pensam em Te Comer
3. O Pobre dos Dentes de Ouro
4. Silêncio na Multidão
5. Calma!
6. O Pinto de Peitos
7. Apenas um Incômodo
8. Chora, Malê
9. Noite Daquelas
10. O Tempo




Cidadão Instigado - E O Método Túfo de Expereiência

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