terça-feira, 6 de janeiro de 2009

RONCA-RONCA

Nada melhor que uma terça feira para essa postagem. Toda a terça, religiosamente, ligo meu rádio pouco antes das 22 horas na frenquência 102,9 kHz do RJ, que corresponde a Oi Fm. São duas horas semanais com o melhor do que se pode encontrar na face do planeta. O programa é minha principal fonte de novidades, tanto artistas novos ou antigos, de diferentes estilos musicais e diferentes épocas têm vez no RoNcA. O programa é eclético, no melhor e mais puro sentido desta palavra, não se rende ao "jabá" pra tocar nomes que estão na moda por conta de alguma gravadora bancando tudo por trás. Mauricio Valladares é um sujeito que sabe, gosta e conhece MUITO de música, viu a industria fonográfica passar por muitas mudanças, acompanhou a tragetória de grandes nomes da música popular mundial, lança muitas bandas estrangeiras e nacionais ao grande público desde os anos 80 e de lá pra cá consegue se manter no dial, sempre "remando contra a maré". Uma prova disso, no programa da semana passada (30/12), ele tocou (talvez em primeira mão aqui no BR) três músicas do novíssimo disco de Cat Power, "Dark End of The Street", que por enquanto saiu apenas em vinil 10", uma prova do pioneirismo que ele consegue ter mesmo em tempos de internet. Esse é outro ponto importante, Valladares não toca mp3 no programa, apenas cd's ou discos de vinil, e pela quantidade de discos e artistas apresentados no programa, a discoteca particular dele é invejável.


Sem perder a fé no rádio como instrumento de comunicação e na música como instrumento de aglutinação de pessoas, Mauricio não ficou pra trás, como muitas pessoas de sua geração ficaram em relação à música e as novidades que surgiam, ele continua provando, a cada terça, que atualmente a produção musical no mundo é intensa e de qualidade. O programa atinge várias faixas etárias já que é apresentado de forme jovial e contagiante pelo Mauricio, sempre usando termos e gírias originais e engraçadas. Ouço o programa há 4 anos, aproximadamente, e ele mudou totalmente a minha visão sobre música, as festas RoNcA-RoNcA na Lapa servem pra encontrar a moçada, trocar várias idéias e dançar loucamente ao som das carrapetas do DJ Mauricio, além de ser uma oportunidade de conferir shows de artistas brasileiros que passam pelo programa durante o ano.


O RoNcA-RoNcA está prestes a completar 3 anos ineterruptos na Oi Fm, além de outros 3 na Rádio Cidade. O nome muda mas no fundo é sempre a mesma "desorientação" comandada pelo Mauricio, "Radiola" foi o nome do programa na Globo FM, "Ronca Tripa" na Panorama FM e o "RockAlive" na Fluminense FM, todos são o RoNcA.


Resta-nos torcer para que a Oi Fm continue entendendo que um programa como o RoNcA merece lugar na programação. Muitos anos de vida ao Ronquinha e que ele continue firme e forte cumprindo o slogan: "O Um que orienta desorientando!"

Pra encerrar, um clique da figura. Foto: Romulo Fritscher




Nenhum comentário: