domingo, 4 de janeiro de 2009

The Jimi Hendrix Experience - Monterey Pop Festival '67 (2007)

O Monterey Pop Festival foi a pedra fundamental na história do grandes festivais de música. A única edição desse festival aconteceu em 1967 e teve como uma das principais atrações, um certo guitarrista desconhecido nos EUA chamado James Marshall Hendrix. Cerca de um ano antes, Hendrix tacava na banda de Little Richard, praticamente incógnito, até quando Chass Chandler, ex-baixista do Animals, o viu em ação em Nova Iorque. De cara, Chass o chamou para viajar para a Inglaterra, onde teria possibilidades de gravar e conseguir parceiros para formar sua banda, e foi exatamente isso o que aconteceu. Já em 67, Hendrix, junto com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding, formou o 'The Jimi Hendrix Experience' e começou a se apresentar pelos pubs londrinos, chamando a atenção de gente como Mick Jagger e Paul McCartney.
Com um nome já forte na Inglaterra e lançando o primeiro disco da banda, surge, através de Paul McCartney, o convite para se apresentar num audacioso festival na costa oeste dos EUA. Jimi ainda não era tão conhecido em sua terra quanto era na terra da rainha, e isso o motivava a viajar para a Califórnia pra botar pra quebrar, além de pela primeira vez tocar suas música ao vivo em sua terra natal.
Várias bandas como 'The Who', 'Big Brother And The Holding Company Band', Otis Redding, 'Jefferson Airplane', 'Greatful Dead', 'Buffalo Springfield', 'The Byrds' estavam escaladas para o festival, todas buscando um lugar ao sol, não seria fácil se destacar. Junto com Hendrix, outras duas bandas estouravam em UK: 'Cream' e 'The Who'. A primeira não participou do festival graças ao seu empresário, que não levou fé na empreitada, uma pena. Já a banda de Keith Moon & cia encarou o desafio, mas existia um problema. O famoso ato de Hendrix quebrando a guitarra ao final de alguns shows (inclusive nesse!!), era influência do guitarrista do Who, Pete Townshend, que tocava nos mesmos pubs que Hendrix na Inglaterra, sendo assim, quem entrasse antes surpreenderia o público e estragaria o número do outro.
O Who acabou entrando antes e destruiram em todos os sentidos, inclusive no literário. Coube a Hendrix, o papel de inovar, e isso ele já fazia como ninguém, além de destruir a guitarra pelo palco, também ateou fogo nela. INCENDIOU tanto o instrumeto quanto a platéia, ninguém sabia para onde ir, para onde correr. Sendo assim o Jimi Hendrix Experience fez sua estréia mais do que triunfal em solo estadounidense.
Não é a melhor, nem a mais longa apresentação de Hendrix num palco, mas com certeza é uma das mais importantes e impactantes da históra da música popular mundial.

Formação:
Jimi Hendrix - vocais e guitarra
Noel Redding - baixo
Mitch Mitchell - bateria
Faixas:
1. Intro
2. Killing Floor
3. Foxey Lady
4. Like A Rolling Stone
5. Rock Me Baby
6. Hey Joe
7. Can You See Me
8. Wind Cries Mary
9. Purple Haze
10. Wild Thing

Nenhum comentário: