terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cartola - Cartola (1976)

"Um samba é vendido/ E o sambista esquecido/ Seu verdadeiro autor" Esse versos da música '14 anos' de Paulinho da Viola, mostra o que, de fato, acontecia com vários grandes sambistas, com Cartola não foi diferente. Na minha singela opinião, Cartola é, junto com Tom Jobim, o principal músico brasileiro de todos os tempos. Apesar disso, ele era muito pouco conhecido por quem não era do meio musical da época ou quem não frequentava a boemia da Lapa e a da Mangueira antes de lançar seus discos. Falando do disco, esse é o segundo disco gravado por Cartola, um clássico absoluto da música brasileira, recheado de belíssimas canções como: 'O Mundo é um Moinho', 'Preciso me Encontrar' e 'As Rosas Não Falam'. A capa tem Cartola com o amor de sua vida, Dona Zica.
"Sala de Recepção - Em 1941, numa história muitas vezes repetida, Paulo da Portela, desgostoso com a escola que fundara, mudou-se para a casa de Cartola, na Mangueira. Queria mudar de escola, mas os mangueirenses convenceram-no do contrário: seu lugar era na Portela, para onde o levaram de volta, em comitiva. Sobre a permanência de Paulo na Mangueira, Cartola fez na época este samba, inédito, e aqui apresentado em diálogo com Creusa. O inimigo, que, na Mangueira, se abraça 'como se fosse irmão', evidentemente é Paulo da Portela" -Retirado do LP lançado pela Discos Marcus Pereira - Escrito por Juarez Barroso- Como diz meu amigo Túlio, quem não tem este LP corra atrás antes que os japoneses levem tudo. Enfim, salve Cartola!!

01 - O Mundo é um Moínho (Cartola)
02 - Minha (Cartola)
03 - Sala de Recepção (Cartola)
04 - Não Posso Viver Sem Ela (Cartola / Alcebíades Barcelos)
05 - Preciso me Encontrar (Cartola)
06 - Peito Vazio (Cartola / Elton Medeiros)
07 - Aconteceu (Cartola)
08 - As Rosas Não Falam (Cartola)
09 - Sei Chorar (Cartola)
10 - Ensaboa Mulata (Cartola)
11 - Senhora Tentação (Silas de Oliveira)
12 - Cordas de Aço (Cartola)




Cartola - Cartola (1976)

Um comentário:

Ramon disse...

Muito obrigado!

Estou procurando este álbum há algumas horas, encontrando somente blogs comentando a respeito, mas nenhum deles com um post completo como o seu que disponibilizasse o álbum para download.

Parabéns pelo blog e pelo bom gosto.