sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Blue Cheer - Vincebus Eruptum (1968)

Mais um power trio por aqui, e esse é especial. 'Vincebus Eruptum' é o disco de estréia e é considerado um dos principais álbuns lançados em 68. Altamente influenciado pela psicodelia, que tomava conta da época, e conta com a guitarra de Leigh Stevens extremamente distorcida e pesada, tendo como resultado uma sonoridade bastante pesada e o rótulo, mais do que merecido, de pais do heavy metal.
'Summertime Blues' foi número 1 na primavera de 68 nos EUA, ninguém tinha tocado tão alto e pesado antes, e essa gravação ganhou o status de "primeira música de heavy metal da história", e possibilitou a banda sair de São Francisco e cair na estrada pelo país a fora.
Pouco tempo depois, a banda sofreu com várias alterações, passou a ser um quarteto e sem Stevens, que foi substituído por Raldy Holden, e a banda nunca mais conseguiu a mesma sonoridade nos álbuns seguintes.
Sem dúvida, 'Vincebus Eruptum' é um dos melhores discos de estréia do rock, já que conseguiu incrível notoriedade num ano repleto de discos sensacionais de gênios da música popular. O álbum vem com 6 faixas, sendo 3 versões de outros artistas. 'Summertime Blues' escrita no final dos anos 50 por Eddie Cochran e Jerry Copehart; 'Rock Me Baby' de B.B. King e 'Parchment Farm'de Mose Allison. Em cada uma dessas músicas, a banda deixa sua inconfundível marca.

Faixas:

"Summertime Blues" (Jerry Capehart, Eddie Cochran) – 3:47
"Rock Me Baby" (Josea/B.B. King) – 4:22
"Doctor Please" (Dickie Peterson) – 7:53
"Out of Focus" (Peterson) – 3:58
"Parchment Farm" (Mose Allison) – 5:49
"Second Time Around" (Peterson) – 6:17
Formação:
Dickie Peterson - baixo e voz
Paul Whaley - bateria
Leigh Stevens - guitarra




Blue Cheer - Vincebus Eruptum

Nenhum comentário: