sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Baby Huey And the Babysitters - The Baby Huey Story The Living Legend (1970)

A história desse sujeito é louca, breve e intensa. James Ramey nasceu no estado da Indiana mas ainda jovem foi sozinho para Chicago, com a idéia fixa de tornar-se cantor profissional. Devido a um desturbio hormonal, sempre foi muito obeso, chegava a pesar 160 kg, o que facilitava ser notado no palco mas também levava a uma série de problemas de saúde.
Em Chicago, adotou o nome artístico de Baby Huey, um pato gigante de um popular desenho animado. Em 1963, formou a banda com o organista e trompetista Melvin "Deacon" Jones e o guitarrista Johnny Ross e começaram a se apresentar pela cidade com crto suceso, o que os levou a lançar alguns singles como 'Beg Me', "Monkey Man", "Messin' with the Kid" e "Just Being Careful" em 45 rpm.
Durante parte do final dos anos 60, a banda viajou junto com o Sly & The Family Stone para se apresentar como banda de abertura. Nesse período as composições da banda tornaram-se mais psicodélicas, e enraizadas na cultura africana. Segundo críticos, as composições de Baby Huey é a base fundamental do hip-hop.
No início de 1970, a banda entrou no estúdio para gravar seu primeiro LP e Baby Huey iniciou seu vício em heroína, o que agravou seus problemas de saúde, e apesar dos esforços de amigos e do próprio Baby Huey pra se reabilitar, em 28 de outubro de 70 o cantor faleceu devido a um ataque cardíaco fulminante, pouco após o fim das gravações do que tornou-se seu único disco. No final de 70, o disco foi lançado, produzido por, nada mais nada menos que, Curtis Mayfield, o disco possui várias composições de Mayfield, além da regravação de 'A Change Is Gonna Come' de Sam Cooke.
Como o disco não foi, nem de perto, um sucesso de vendas, ficou esquecido durante décadas, e hoje, é considerado um clássico do período.
Formação:
01 - Listen To Me
02 - mama get yourself together
03 - a change is going to come
04 - mighty mighty pt.2
05 - hard times
06 - california dreamin'
07 - running
08 - one dragon two dragon
09 - mighty mighty children pt1
10 - running previously unissued mono
11 - hard times previously unissued mono
12 - monkey man (teenage shutdown vol. 0[jump, jive and harmonize)

Um comentário:

Alexandre disse...

Tim maia bebeu dessa água...
Parabéns pelo blog!
Alexandre