quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Banda Black Rio - Maria Fumaça (1977)


Ah, o Brasil! Terra das cantoras, desde Emilinha Borba, Elizeth Cardoso e Carmém Miranda, por exemplo, passando por Nara Leão, Elis Regina, Gal Costa, Marina Lima, Cássia Eller e chegando até Roberta Sá, Teresa Cristina e Vanessa da Matta. ( Pensou que eu ia falar Ivete Sangalo e a outra moça que esqueci o nome, né?)
Então, qual seria o impacto, no público brasileiro em geral, de uma banda INSTRUMENTAL que, em seu primeiro LP, mostrava que veio para misturar samba, funk e soul em 1977 ?

EXATO!

Nenhum, ou quase nenhum...o público brasileiro presta muita atenção na mensagem cantada pelo(a) cantor(a), o que é bom, mas não dá quase nenhuma importância aos instrumentistas, o que é muito ruim.
Então uma banda instrumental no Brasil não é uma boa idéia comercialmente.
Mesmo assim, o projeto foi bancado por uma grande gravadora, que lançou esse disco.
Com músicos do quilate de Oberdan Magalhães, Jamil Joanes, Claudio Stevenson e Luis Carlos Santos; não tinha erro. É pedrada atrás de pedrada!
Uma das grandes bandas que já escutei, esse disco é uma obra-prima da música brasileira, devidamente esquecido e subestimado pelo público em geral!
'Leblon Via Vaz Lobo', 'Mr. Funky Samba', 'Maria Fumaça' são as composições próprias de maior destaque do disco. Além de versões como 'Na Baixa do Sapateiro' de Ary barroso e 'Casa Forte' de Edu Lobo.
Dali há alguns anos, a banda sairia em turnê com Caetano Veloso, tendo um dos shows lançados em CD posteriormente, mas já uma história para outro dia!


Banda
Oberdan Magalhaes(sax); Lucio J da Silva(trombone); Barrosinho(trumpet); Jamil Joanes(bass)Claudio Stevenson(guitar); Cristovao Bastos(keyboards); Luis Carlos Santos(drums)
Músicas
01 - Maria Fumaça (Oberdan / Luis Carlos)
02 - Na Baixa do Sapateiro (Ary Barroso)
03 - Mr Funky Samba (Jamil Joanes)
04 - Caminho da Roça (Oberdan / Barroso)
05 - Metalúrgica (Cláudio Stevenson / Cristóvão Bastos)
06 - Baião (Luis Gonzaga / Humberto Teixeira)
07 - Casa Forte (Edu Lobo)
08 - Leblon Via Vaz Lobo (Oberdan)
09 - Urubu Malandro (Lourival de Carvalho "Louro" / João de Barro)
10 - Junia (Jamil Joanes)

Link:Banda Black Rio - Maria Fumaça

Nenhum comentário: